Estratégias de preservação cognitiva em indivíduos idosos: o papel da aprendizagem de uma língua estrangeira
Palavras-chave:
plasticidade cerebral, bilinguismo, terceira idade.Resumo
Resumo: O objetivo deste estudo é identificar as principais ações realizadas por pessoas da terceira idade que contribuem para preservação da plasticidade cerebral nesses indivíduos, com foco no bilinguismo e na aprendizagem de uma língua adicional. Para tanto, primeiramente buscamos, na literatura vigente sobre o assunto, informações sobre o desenvolvimento da plasticidade cerebral em indivíduos idosos, especialmente em relação à aprendizagem de uma língua estrangeira nessa faixa etária. Num segundo momento, apresentamos uma pesquisa de campo em que cinco indivíduos da terceira idade foram questionados sobre atividades que realizam que contribuem para sua preservação cognitiva. A análise dos dados coletados demonstrou que, embora não haja uma preocupação evidente com a preservação da memória por parte da maioria dos sujeitos pesquisados, os idosos têm realizado atividades que, de alguma maneira, contribuem para a preservação da memória, tais como a prática de leitura e de exercícios físicos.Downloads
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Publicado
2013-03-30
Como Citar
Marzari, G. Q., Santos, C. G. dos, & Zimmer, M. C. (2013). Estratégias de preservação cognitiva em indivíduos idosos: o papel da aprendizagem de uma língua estrangeira. Letrônica, 5(3), 103–124. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/letronica/article/view/12221
Edição
Seção
Linguística
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