As diferentes faces do feminino e seus símbolos na obra Antes de nascer o mundo, de Mia Couto
Palavras-chave:
Teorias do Imaginário, Mia Couto, Literatura africana.Resumo
Este trabalho tem por objetivo analisar a figura feminina no romance Antes de nascer o mundo, do escritor moçambicano Mia Couto, à luz das teorias do imaginário e, em especial, dos estudos de Gilbert Durand. Será realizado um esforço no sentido de pensar os símbolos relacionados à mulher, da forma como eles aparecem na narrativa do escritor africano, a partir da classificação das imagens em Regime Diurno e em Regime Noturno – e em suas estruturas, esquizomórficas do primeiro Regime e místicas e sintéticas do segundo – desenvolvida por Durand em As estruturas antropológicas do imaginário. Além disso, a narrativa de Antes de nascer o mundo será interpretada através dos sentidos que os símbolos referentes à feminilidade contidos nela possuem.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letrônica implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letrônica como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.