O Conceito de Trabalho e o Trabalho do Conceito na Filosofia de Hegel: apontamentos introdutórios
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2017.1.23929Palavras-chave:
Trabalho. Dialética. Hegel.Resumo
O trabalho é um tema muito presente na filosofia hegeliana. O mesmo é discutido em diversos dos seus textos. Centralmente aparece nas figuras do senhor e do escravo, na Fenomenologia do Espírito, em que ele retrata a luta pelo reconhecimento de uma consciência frente à outra, além de apontar que o processo de dominação do senhor está relacionado à necessidade que o mesmo tem de satisfazer os seus desejos, mas para isso se utiliza do trabalho do escravo. Ocorre que o trabalho do escravo ao realizar o desejo do senhor, acaba por dar forma ao que antes era somente ideia, desejo. Esse processo leva o escravo a um princípio de sabedoria, principia a liberdade. O trabalho permite também a interação social entre as pessoas, pois todos participam da sua produção e do gozo dos seus resultados. Ainda para Hegel, o trabalho permitirá à superação do trabalho humano pelo trabalho mecânico. E, por fim, destaca-se haver a característica fundamental de existir o trabalho do espírito, que é a ação de persecução do conceito, ou seja, o trabalho da consciência para se atingir cada conceito.
Downloads
Referências
HEGEL, G. W. F. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio: 1830. Texto completo com os adendos orais, traduzido por Paulo Menezes com a colaboração de José Machado. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2011.
______. Fenomenologia do espírito. Tradução de Paulo Meneses com a colaboração de Karl-Heinz Efken e José Nogueira Machado. 7ª ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.
______. Linhas fundamentais da filosofia do direito ou Direito natural e ciência do estado em compêndio. Tradução de Paulo Menezes, Agemir Bavaresco, Alfredo Moraes, Danilo Vaz-Curado R. M. Costa, Greice Ane Barbieri e Paulo Roberto Konzen. 2ª ed. São Leopoldo: UNISINOS, 2010.
HYPPOLITE, J. Gênese e estrutura da Fenomenologia do espírito de Hegel. Tradução de Sílvio Rosa Filho. 2ª ed. São Paulo: Discurso Editorial, 2003.
KOJÈVE, A. Introdução à leitura de Hegel. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
SANTOS, J. H. Trabalho e riqueza na Fenomenologia do espírito de Hegel. (Coleção Filosofia - 30)
São Paulo: Loyola, 1993
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Intuitio implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Intuitio como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.