O Conceito de Trabalho e o Trabalho do Conceito na Filosofia de Hegel: apontamentos introdutórios
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-4012.2017.1.23929Keywords:
Trabalho. Dialética. Hegel.Abstract
O trabalho é um tema muito presente na filosofia hegeliana. O mesmo é discutido em diversos dos seus textos. Centralmente aparece nas figuras do senhor e do escravo, na Fenomenologia do Espírito, em que ele retrata a luta pelo reconhecimento de uma consciência frente à outra, além de apontar que o processo de dominação do senhor está relacionado à necessidade que o mesmo tem de satisfazer os seus desejos, mas para isso se utiliza do trabalho do escravo. Ocorre que o trabalho do escravo ao realizar o desejo do senhor, acaba por dar forma ao que antes era somente ideia, desejo. Esse processo leva o escravo a um princípio de sabedoria, principia a liberdade. O trabalho permite também a interação social entre as pessoas, pois todos participam da sua produção e do gozo dos seus resultados. Ainda para Hegel, o trabalho permitirá à superação do trabalho humano pelo trabalho mecânico. E, por fim, destaca-se haver a característica fundamental de existir o trabalho do espírito, que é a ação de persecução do conceito, ou seja, o trabalho da consciência para se atingir cada conceito.
Downloads
References
HEGEL, G. W. F. Enciclopédia das ciências filosóficas em compêndio: 1830. Texto completo com os adendos orais, traduzido por Paulo Menezes com a colaboração de José Machado. 2ª ed. São Paulo: Loyola, 2011.
______. Fenomenologia do espírito. Tradução de Paulo Meneses com a colaboração de Karl-Heinz Efken e José Nogueira Machado. 7ª ed. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2012.
______. Linhas fundamentais da filosofia do direito ou Direito natural e ciência do estado em compêndio. Tradução de Paulo Menezes, Agemir Bavaresco, Alfredo Moraes, Danilo Vaz-Curado R. M. Costa, Greice Ane Barbieri e Paulo Roberto Konzen. 2ª ed. São Leopoldo: UNISINOS, 2010.
HYPPOLITE, J. Gênese e estrutura da Fenomenologia do espírito de Hegel. Tradução de Sílvio Rosa Filho. 2ª ed. São Paulo: Discurso Editorial, 2003.
KOJÈVE, A. Introdução à leitura de Hegel. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.
SANTOS, J. H. Trabalho e riqueza na Fenomenologia do espírito de Hegel. (Coleção Filosofia - 30)
São Paulo: Loyola, 1993
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Intuitio implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Intuitio as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.