O lugar do Émile na arquitetônica do pensamento de Rousseau: Problemas de vínculo entre educação e política
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-6746.2016.1.16334Palabras clave:
Ser humano. Educação. Cultura. Estado. Formação da Vontade. Liberdade.Resumen
O ensaio investiga o problema da unidade entre o Segundo Discurso, o Émile e Do Contrato Social, consideradas como obras filosóficas principais do pensamento de Jean-Jacques Rousseau. Reconstrói duas tradições interpretativas, uma favorável e outra contrária à unidade. A primeira, representada por Voughan, Guéroult e Kersting, procura mostrar a incompatibilidade entre o diagnóstico pessimista do Segundo Discurso e o ideal normativo atribuído ao Estado pelo Do Contrato Social. A segunda tradição interpretativa, que remonta a Immanuel Kant, postula a unidade focando no papel normativo que o Émile atribui à educação como forma de correção da maldade humana e da corrupção social e política. Ao assumir partido favorável a esta segunda interpretação, o ensaio destaca a centralidade que o Émile ocupa na arquitetônica do pensamento de Rousseau. Disso resulta importância da teoria educacional na elaboração do ideal republicano e democrático baseado na vida livre de iguais entre iguais.
Descargas
Citas
CASSIRER, E. Das Problem Jean Jacques Rousseau. Darmstadt: WBG, 1975.
______. A questão Jean-Jacques Rousseau. Tradução de Erlon J. Paschoal. São Paulo: UNESP, 1999.
COOPER, L. D. Rousseau, Nature, the Problem of the good Life. Pennsylvania: The Pennsylvania State University, 1999.
DALBOSCO, C. A. “Natürliche Erziehung, Moralität und Mündigkeit bei Jean-Jacques Rousseau”. In: EIDAM, H.; HOYER, T. (HG.). Erziehung und Mündigkeit. Bildungsphilosophische Studien. Berlin: Lit Verlag, 2006, p. 53-70.
______. Educação natural em Rousseau. Das necessidades da criança e dos cuidados do adulto. São Paulo: Cortez, 2011a.
______. Kant & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2011b.
______. Condição humana e educação do amor próprio em Jean-Jacques Rousseau. São Paulo: Edições Loyola, 2016. (no prelo)
DERATHÉ, R. Rousseau e a ciência política de seu tempo. São Paulo: Barcarolla; Discurso Editorial, 2009.
GUÉROULT, M. “Naturaleza humana y estado de naturaleza en Rousseau, Kant y Fichte”. In: LÉVI-STRAUSS et al. Presencia de Rousseau. Buenos Aires: Ediciones Visión, 1972, p. 141-162.
HONNETH, A. “Erziehung und demokratische Öffentlichkeit. Ein vernachlässigtes Kapitel der politischen Philosophie“. In: Zeitschrift für Erziehungswissenschaft, 15 (2012), p. 429-442. DOI: https://doi.org/10.1007/s11618-012-0285-9
KANT, I. Gesammelte Schriften, Hrsg. v. der Königlichen Preussischen (Deutschen) Akademie der Wissenschaft, Berlin, 1902ff.
KERSTING, W. Jean-Jacques Rousseaus ‚Gesellschaftsvertrag‘. Darmstadt: WBG, 2002.
NEUHOUSER, F. Rousseaus Theodicy of ‘Amour Propre’: Evil, Rationality and the Drive for Recognition. Oxford: Oxford Univerty Press, 2008. DOI: https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780199542673.001.0001
______. Pathologien der Selbstliebe. Freiheit und Anerkennung bei Rousseau. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 2012.
ROUSSEAU, J. J. Oeuvres complètes. Paris: Gallimard; Bibliothèque de la Plêiade, 1959-1995, 5 tomos.
______. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Tradução de Lourdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1978. (Col. Os Pensadores).
______. Emílio ou da Educação. Tradução de Sérgio Milliet. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992.
STAROBINSKI, J. A Transparência e o obstáculo. Tradução de Maria Lúcia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.
STRAUSS, L. Naturrecht und Geschichte. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1989.
VAUGHAN, Ch.-G. The Political Writings of J. J. Rousseau. Cambridge: Cambridge University Press, 1915. 2 v.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Veritas implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Veritas como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada. Copyright: © 2006-2020 EDIPUCRS