Apresentação e tradução do ensaio de Emmanuel Levinas

“Nome de um cão ou o direito natural”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2024.1.44914

Palavras-chave:

Ética, Fenomenologia, Lévinas, Transcendência, Alteridade

Resumo

O texto inédito em língua portuguesa, Nome de um cão ou o direito natural, reúne os principais temas com que se ocupa a filosofia de Levinas, expostos de modo sutil, embora unidos a um relato dramático ambos característicos do estilo do autor. Sua principal preocupação é ali exposta em sua inevitabilidade, mas também em sua dificuldade mais própria. Trata-se da descoberta da transcendência como aquilo que motiva o pensamento e a ação, da filosofia à sua assunção como ética. Nesta apresentação seguida pela tradução ‒ é possível distinguir e compreender três articulações realizadas pelo ensaio do autor. Primeiro, na relação entre guerra e paz na constituição da filosofia. Segundo, na relação entre humanidade e animalidade consoante à ética. Por fim, na relação entre passado e futuro como indicativa da tarefa última tanto da filosofia quanto da ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Dias de Andrade, Universidade de São Paulo (USP), Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo (USP), tendo realizado período de pesquisa na Université Paris I Panthéon-Sorbonne. Investiga os fundamentos teóricos de uma Fenomenologia da Diferença, com ênfase nas obras de Husserl, Merleau-Ponty, Deleuze e Levinas. Desenvolve também projetos de pesquisa e possui publicações nas áreas de Semiótica (os sistemas de Peirce e Lotman), Teorias da Comunicação e Ética.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

DERRIDA, Jacques. L’Animal que donc je suis. Paris: Galilée, 2006.

LEVI, Primo. Os afogados e os sobreviventes. Os delitos, os castigos, as penas, as impunidades. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

LÉVINAS, Emmanuel. “Quelques réflexions sur la philosophie de l'hitlérisme”. In: Esprit Revue Internationale (Éditions Esprit). V.3, nº. 26, 1934, pp. 199-208.

LÉVINAS, Emmanuel. Totalité et Infini. Essais sur l’extériorité. La Haye: Martinus Nijhoff, 1971.

LÉVINAS, Emmanuel. Humanisme de l’Autre Home. Montpellier: Fata Morgana, 1972.

LÉVINAS, Emmanuel. Difficile Liberté. Essais sur le judaïsme. Albin Michel, 1976.

LÉVINAS, Emmanuel. Autrement que l’Être ou au-delà de l’essence. La Haye: Martinus Nijhoff, 1978.

LÉVINAS, Emmanuel. The provocation of Lévinas. Rethinking the Other. In: BERNASCONI, Roberto; WOOD, David (Eds.). London: Routledge, 1988.

LÉVINAS, Emmanuel. Entre nous. Essais sur le penser-à-l’autre. Paris: Bernard Grasset, 1991.

LÉVINAS, Emmanuel. Levinas : au-delà du visible. Études sur les inédits de Levinas des Carnets de captivité à Totalité et Infini. HOUSSET, Emmanuel; CALIN, Rodolphe (dir.). Caen: Presses Universitaires de Caen, 2012.

ROSE, Deborah Bird. Wild dog dreaming: love and extinction. Virginia: University of Virginia Press, 2011.

SUSIN, Luiz Carlos. O homem messiânico. Uma introdução ao pensamento de Emmanuel Levinas. Porto Alegre: EST, Petrópolis: Vozes, 1983.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Dias de Andrade, A. (2024). Apresentação e tradução do ensaio de Emmanuel Levinas: “Nome de um cão ou o direito natural”. Veritas (Porto Alegre), 69(1), e44914. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2024.1.44914