DILTHEY, Wilhelm. Filosofia e educação. Org. de Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. Trad. de Alfred Josef Keller e Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. São Paulo: EdUSP, 2010.

Autores

  • Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens UERJ

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-6746.2012.3.10889

Palavras-chave:

Dilthey, Psicologia, hermenêutica filosófica, ciências humanas, crítica ao positivismo.

Resumo

O texto é uma resenha de uma obra do filósofo e psicólogo alemão Wilhelm Dilthey. A resenha aborda uma publicação para o português da obra Filosofia e educação na data em que se celebra o centenário de morte de Dilthey. A iniciativa dessa análise se justifica por ressaltar esta edição que: apresenta ao público brasileiro este autor relativamente pouco conhecido em nosso país; introduz os termos de sua filosofia. Dilthey é pensador crucial para o século XX por ter contestado a influência que a doutrina positivista possuiria sobre as ciências humanas (especialmente as sociais, as históricas e as do psiquismo) com seu método hermenêutico. A influência deste pensador se fez sensivelmente presente na obra de autores como Weber, Simmel, Spengler, Ortega y Gasset, Heidegger e Gadamer.

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Biografia do Autor

Roberto Saraiva Kahlmeyer-Mertens, UERJ

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.Estuda o autor alemão Martin Heidegger desde o ano de 1995, tendo interesse também pela filosofia clássica alemã. Autor de Heidegger & a Educação (Autêntica, 2008).

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Publicado

2012-12-30

Como Citar

Kahlmeyer-Mertens, R. S. (2012). DILTHEY, Wilhelm. Filosofia e educação. Org. de Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. Trad. de Alfred Josef Keller e Maria Nazaré de Camargo Pacheco Amaral. São Paulo: EdUSP, 2010. Veritas (Porto Alegre), 57(3), 219–222. https://doi.org/10.15448/1984-6746.2012.3.10889