Pensar a formação integral de adolescentes e jovens

A cibercultura em interface com a fenomenologia-teológica de Edith Stein como caminho pedagógico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2020.1.37618

Palabras clave:

Jovens, Cibercultura, Antropologia teológica, Pedagogia, Edith Stein

Resumen

 O presente artigo intenciona realizar uma interface entre a teologia e a educação. Para isso, busca: a) analisar a realidade das novas gerações apontada pelos próprios jovens por ocasião do Sínodo “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”; b) identificar os jovens como principais interlocutores do processo pedagógico pastoral; c) reconhecer o ciberespaço como ambiente social de presença e protagonismo juvenil; d) perceber a cibercultura com seus impactos na personalidade da pessoa do jovem; e e) propor um embasamento antropológico que respeite os jovens em sua integralidade trazendo indicativos formativos diante dos contextos contemporâneos. O texto fundamenta-se, principalmente, nos documentos sinodais, na posição do Papa Francisco através da Exortação Pós-sinodal Christus vivit e na antropologia fenomenológica-teológica da filósofa alemã Edith Stein (1891-1942). A narrativa de vida de Stein encontra-se conjugada com sua obra judaica-cristã. Tal dado é importante, pois a autora ainda em sua juventude, ao questionar-se da condição social e pessoal do ser humano, reflete e aponta caminhos para a formação integral dos jovens. Como docente e conferencista, atuou diretamente com pensadores, educadores e formadores de jovens nas mais plurais vivências: religiosas, familiares, acadêmicas e profissionais. Nesse sentido, na contemporaneidade onde adolescentes e jovens encontram-se imersos na cibercultura, pretende-se dialogar com antropologia steiniana buscando referenciais para a pedagogia pastoral atual.

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Biografía del autor/a

Patrícia Espíndola de Lima Teixeira, ontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em Porto Alegre, RS, Brasil. Mestre em Teologia pela PUCRS (2017). Pós-graduada em Filosofia e Autoconhecimento pela PUCRS (2020). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Porto-alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA, 2007) e licenciada em Pedagogia pela PUCRS (2000). Integra grupos de estudos e de pesquisa em âmbito nacional, onde investiga a antropologia fenomenológica-teológica de Edith Stein no contexto multidisciplinar das Humanidades. Corresponsável pela produção de conteúdos do site Edith Stein - Estudos Integradores da Pessoa Humana.

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Publicado

2020-10-29

Número

Sección

Juventude e Contemporaneidade – Experiência Humana, Comunitária E Pastoral