Intus legere

o método qualitativo fenomenológico em pesquisa teológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2023.1.45004

Palavras-chave:

pesquisa, teologia, método qualitativo, fenomenologia

Resumo

O artigo possui caráter descritivo e intenciona contribuir com as pesquisas na área teológica, expandindo as possibilidades dos métodos qualitativos. A palavra método provém do grego methodos, que significa seguir o caminho para se chegar a um fim. O termo indica uma investigação científica, delineada e sistematizada com objetivo de produzir novos conhecimentos, discutir e/ou se integrar àqueles já existentes. Percebe-se que, em pesquisas em nível stricto sensu, instrumentos de levantamento de dados por meio de estudos empíricos são frequentes no campo das Ciências Humanas, mas nem sempre comum no campo teológico. Dentre os potentes métodos qualitativos existentes, o artigo aborda a investigação fenomenológica em sua epistemologia e exemplifica o trabalho da autora em sua tese doutoral. A investigação descreve o método fenomenológico através da experiência intus legere – que indica a leitura desde dentro das vivências humanas –, explana o desenvolvimento de entrevistas narrativas e detalha a exploração e sistematização dos achados por meio da análise textual discursiva como coerentes com a atitude fenomenológica. O artigo apresenta como recurso de ferramenta digital, o software ATLAS.ti, que, na análise, serviu como um otimizador da pesquisa qualitativa. Conclui ressaltando que a complexidade da contemporaneidade teológica, revela-se abundante em possibilidades de elaborações científicas originais ao expandir em pesquisas empíricas às fundamentações teóricas, sobretudo com facilitadores tecnológicos digitais. Finaliza encorajando novos pesquisadores do campo teológico em desenvolver o ineditismo de suas autorias no curso da pesquisa qualitativa fenomenológica.

Palavras-chave: Pesquisa, Teologia, Método qualitativo, Fenomenologia.

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Biografia do Autor

Patrícia Espíndola de Lima Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora e mestre em Teologia com ênfase em Antropologia Fenomenológica e Teológica como base educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil; especialista em Psicopedagoga Clínica e Institucional pela FAPA, em Porto Alegre, RS, Brasil e em Filosofia e Autoconhecimento pela PUCRS; licenciada em Pedagogia pela PUCRS, em Porto Alegre, RS, Brasil. Psicopedagoga, pesquisadora e docente convidada, com experiências profissionais em educação básica e ensino superior. Coordenadora do Observatório Juventudes vinculado à Pró-reitoria de Identidade Institucional e Rede Marista da PUCRS.

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Publicado

2023-12-08