A formação das juventudes na ambiência universitária confessional híbrida
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2020.1.37388Palabras clave:
Formação das juventudes, Ensinagem hibrida, Universidade confessional, Edith SteinResumen
O artigo apresenta o conceito de juventudes a partir do olhar de algumas ciências e da cultura vivida na ambiência das universidades confessionais. Problematiza o papel estratégico das universidades no processo de formação das juventudes na sociedade brasileira considerando a emergência do contexto híbrido de educação e do apelo cristão por uma vida em sociedade mais humana e solidária. Pontua contribuições e desafios do magistério da Igreja Católica que estão expressos em alguns documentos contemporâneos. A reflexão proposta utiliza-se da abordagem metodológica fenomenológica para aproximação da questão das juventudes. Conclui que é imperativo vivenciar o diálogo empático para cumprir a missão da IES confessional como agente corresponsável na formação humana do ser por inteiro.
Descargas
Citas
ABREU CRUZ, Ligia; OLIVEIRA SILVA, Lígia Carolina; WERNECK LEITE, Cibele Dayana de Sousa. As novas gerações não têm comprometimento? Diferenças no comprometimento organizacional ao longo dos grupos geracionais. ReCaPe, v. 9, nº. 2, 2019, maio/ago., p. 205. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/ReCaPe/article/view/38853/28227. Acesso em: 23 jan. 2020.
ALES BELLO, Ângela. A fenomenologia do ser humano. Bauru: EDUSC, 2000.
ALPIZAR, Lydia; BERNAL, Marina; ARROYO, Roxana; FACIO, Alda; QUERALT, Laura; VELÁSQUEZ, Julia. Construção Social da Juventude. In: MANUAL de capacitação em direitos humanos das mulheres jovens e aplicação da CEDAW. Rede Latino Americana e Caribenha de Jovens por Direitos Sexuais e Reprodutivos – REDLAC e pelo Programa Mulher, Justiça e Gênero – ILANUD. Edição Brasileira: Fundo de Populações das Nações Unidas - UNFPA, 2004. p. 21-35. Disponível em: https://www.academia.edu/11643621/. Acesso em: 23 jan. 2020.
ANAIS CONGRESSO MAGIS BRASIL. Jesuítas. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2018. Disponível em: https://magisbrasil.com/ii-simposio-nacional-aproximacoes-com-o-mundo-juvenil-inicia-na-faje-20180125. Acesso em: 25 jan. 2020.
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (org.). Processos de ensinagem na universidade. Pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 3. ed. Joinville: Univille, 2007.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo. TREVISANI, Fernando. M. (org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BATES, Anthony W. Educar na Era Digital: design, ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional, 2016.
BAUMANN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 2001.
BESTETTI, Maria Luisa Trindade. Ambiência: espaço físico e comportamento. Rev. Bras. Geriatr. Gerontol., Rio de Janeiro, v. 17, n. 3, p. 601-610, 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbgg/v17n3/1809-9823-rbgg-17-03-00601.pdf. Acesso em: 23 jan. 2020. https://doi.org/10.1590/1809-9823.2014.13083
BRASIL. Lei n. 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude -SINAJUVE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852.htm. Acesso em: 03 jan. 2020.
CHRISTENSEN, Clayton, EYRING, Henry J. A universidade inovadora: mudando o DNA do ensino superior de fora para dentro. Porto Alegre: Bookmann, 2014.
COMAZZETTO, Letícia Reghelin et al. A Geração Y no Mercado de Trabalho: um Estudo Comparativo entre Gerações.Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 36, n. 1, p. 145-157, mar. 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932016000100145&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 27 jan. 2020. https://doi.org/10.1590/1982-3703001352014
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Educação. Brasília: CNBB, 2017. (Coleção pensando o Brasil, v. 4)
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Setor Universidades da Igreja no Brasil: identidade e missão. Brasília: CNBB, 2019.
CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Educar ao humanismo solidário, 2017. Disponível em: https://www.vatican.va/roman_curia/congregations/ccatheduc/documents/rc_con_ccatheduc_doc_20170416_educare-umanesimo-solidale_po.html. Acesso em: 27 jan. 2020.
FIGARO, Roseli. As reconfigurações da comunicação no cenário da Revolução 4.0 e seus desdobramentos. Revista IHU on-line: Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação, 2019, p. 544-545. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao544.pdf. Acesso em: 02 mar. 2020.
FORMIGHIERI, Thamara Prediger; SILVA, Sidnei Celerino Da.; DAL VESCO, Delci Grapegia; CAVICHIOLI, Denize; CARVALHO, Sónia. Níveis de Procrastinação e Autorregulação dos Estudantes das Gerações x, y e z: um estudo comparativo entre Brasil e Portugal nos cursos das áreas empresariais. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/Anais2019_NEW/ArtigosDownload/1754.pdf. Acesso em: 02 fev. 2020
FRANCISCO. Discurso do Papa Francisco aos participantes na Plenária da Congregação para a Educação Católica, 2017. Disponível em: http://www.vatican.va/contente/francesco/pt/speeches/ 2017/february/documents/papa-francesco_20170209_plenaria-educazione-cattolica.html. Acesso em: 02 fev. 2020.
FRANCISCO. Discurso do Papa Francisco aos membros da fundação Gravissimum Educationis. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/speeches/2018/june/documents/papa-francesco_20180625_gravissimum-educationis.html. Acesso em: 22 abr. 2019.
FRANCISCO. Exortação Apostólica Pós-sinodal Christusvivit, 2019. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_ esortazione-ap_20190325_christus-vivit.html. Acesso em: 02 fev. 2020.
FRANCISCO. Carta encíclica Laudato Si’ do sobre o cuidado da casa comum, 2015. Disponível em: http://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_ enciclica-laudato-si.html. Acesso em: 02 fev. 2020.
FUNDAÇÃO TELEFÔNICA. Juventudes e Conexões, 2019. Disponível em: http://fundacaotelefonica.org.br/projetos/juventudes-e-conexoes/. Acesso em: 27 jan. 2020.
HUSSERL, E. Meditações Cartesianas: introdução à fenomenologia. Trad. de F. Oliveira. São Paulo: Madras, 2010.
MIRANDA, J.; QUEIROZ, E.; DOS SANTOS, N.; RODRIGUES, D. Juventude e protagonismo: categoria teórica e social
em experiências de extensão universitária. Revista UFG, n. 19, 2019. https://doi.org/10.5216/revufg.v19.60052
MORAN, José. A educação híbrida: Um conceito-chave para educação hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando. M. (org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma-reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.
MÜLLER, Ana Paula Fest. Valores familiares contemporâneos da ‘geração canguru’ na perspectiva de pais e filhos. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica do Salvador, 2018. Disponível em: http://ri.ucsal.br:8080/jspui/bitstream/prefix/402/1/dissertacaoanam%c3%-9cller.pdf. Acesso em: 23 jan. 2020.
PEREIRA, Beatriz. P.; LOPES, Roseli. E. Por que ir à Escola? Os sentidos atribuídos pelos jovens do ensino médio. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 41, n. 1, p. 193-216, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362016000100193&script=sci_arttext. Acesso em: 24 jan. 2020. https://doi.org/10.1590/2175-623655950
REVOLUÇÃO 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação. 2019. Revista IHU on-line, São Leopoldo, n. 544, 2019. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao544.pdf. Acesso em: 02 mar. 2020.
SANTAELLA, Lucia. Desafios da ubiquidade para a educação. Revista Ensino Superior Unicamp, 2014. Disponível em: https://www.revistaensinosuperior.gr.unicamp.br/edicoes/edicoes/ ed09_abril2013/NMES_1.pdf. Acesso em: 23 jan. 2020.
SANTAELLA, Lucia. Linguagens Líquidas na Era da Mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007.
SANTAELLA, Lucia. Percepção: fenomenologia, ecologia e semiótica. São Paulo: Cengage Learning, 2012.
SANTOS, Boaventura de Sousa. O colonialismo e o século XXI. Revista on-line IHU, Unisinos, São Leopoldo, 2018. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/577588-boaventura-o-colonialismo-e-o-seculo-xxi. Acesso em: 02 fev. 2020.
SAVEGNAGO, Sabrina Dal Ongaro. Práticas discursivas e sociais relativas aos jovens e à juventude. Disponível em: https://www.academia.edu/39979957/PR%C3%81TICAS_DISCURSIVAS_E_SOCIAIS_RELATIVAS_AOS_JOVENS_E_%C3%80_JUVENTUDE. Acesso em: 24 abr. 2020.
SOUSA, Nadia Jane de; OLIVEIRA, Mariana Lins de. Juventudes na contemporaneidade: possibilidades outras de sociabilidades. Revista Tessitura. v. 21, n. 48, p.254, out./dez. 2019. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5096/3585. Acesso em: 22 jan. 2020. https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-21-48-5096
STEIN, Edith. Introduzione alla Filosofia. Traduzione dal tedesco di Anna Nmaraia Pezzella. Città Nuova Editrice, Roma, 1988.
STEIN, Edith. L’empatia di Edith Stein. A cura di Michele Nicoletti. 2. ed. Milano, Itália: Franco Angeli, 1992.
STEIN, Edith. A Mulher: sua missão segundo a natureza e a graça. Bauru, São Paulo: Editora da Universidade Sagrado Coração,1999.
STEIN, Edith. L’universo nella conscienza: introduzione alla fenomenologia di Edmund Husserl, Edith Stein, Hedwig Conrad-Martius. Pisa: ETS, 2003.
STEIN, Edith. ¿Qué es el hombre? La antropología de la doctrina católica de la fe. Madrid: Coeditores: Editorial Monte Carmelo, Ediciones El Carmen, Editorial de Espiritualidad, 2003. (Obras Completas. IV Escritos Antropológicos y Pedagógicos – Magisterio de vida Cristiana, 1926-1933).
STEIN, Edith. Introducción a la filosofía: Los problemas de la subjetividad. Traducción do alemán por Constantino
Ruiz Garrido e José Luis Caballero Bono. [S.l.]: Espiritualidad; Monte Carmelo; Ediciones El Carmen, 2005. Vol. II.
STEIN, Edith. La struttura della Persona umana: corso di antropologia filósofica. Roma: Città Nuova, 2013.
STEIN, Edith. Gli Intellettualli. In Das Heilige Feuer, XVIII, Luglio-agosto 1931. Roma: Castelvecchi Editore, 2015.
STEIN, Edith. Formazione e sviluppo dell’ individualità. Roma: Città Nuova, 2017.
STÊNICO, Joselaine Andréia de Godoy; ADAM, Joyce Mary. As concepções de adolescente e as metáforas “ioiô”, “canguru” e “nem nem” como processos sociais. HOLOS, [S.l.], v. 2, p. 276-288, jun. 2018, p. 283. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/4101. Acesso em: 27 jan. 2020. https://doi.org/10.15628/holos.2018.4101
UNESCO, 2017. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/social-and-human-sciences/youth/. Acesso em: 21 jan. 2020.
WEINBERG, Alexander. O que é o virtual? Teresópolis: Editora Daimon, 2009.
WEISHEIMER, Nilson. Apontamentos para uma sociologia da juventude. Revista Cabo-verdiana de Ciências Sociais, Cabo Verde, ano 1, n. 1, p. 09-26, jan.-dez. 2013. Disponível em https://www.academia.edu/7146270/Revista_Cabo-verdiana_de_Ciencias_Sociais_-_Juventudes. Acesso em: 27 jan. 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Teocomunicação
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Derechos de autor
El envío de originales a Teocomunicação implica la transferencia, por parte de los autores, de los derechos de publicación. Los derechos de autor de los artículos publicados en esta revista pertenecen al autor, siendo los derechos de la revista sobre la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones, indicando claramente la Teocomunicación como medio de la publicación original.
Licencia Creative Commons
Salvo que se especifique lo contrario, los términos de una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International se aplican al material publicado en esta revista, lo que permite el uso, distribución y reproducción sin restricciones en cualquier medio siempre que se cite correctamente la publicación original.