Juventude e contemporaneidade

Experiência humana, comunitária e pastoral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2020.1.38628

Palavras-chave:

Jovens, Cenários atuais, Diálogo intergeracional, Integralidade, Esperança cristã

Resumo

 O presente editorial visa refletir sobre o contexto e o propósito com os quais o dossiê da Teocomunicação “juventude e contemporaneidade” foi elaborado. O contexto é a reflexão eclesial sobre a juventude, promovida pelo Sínodo dos Bispos de 2018 e pela Exortação Christus vivit, e que recebeu novos desafios com a difícil realidade suscitada pela pandemia de Covid-19. O propósito é a busca de um diálogo fecundo entre as gerações, capaz de promover o desenvolvimento humano integral dos jovens. Como condições para o diálogo, aponta-se o ir ao encontro das novas gerações, reconhecendo em cada jovem a dimensão do mistério que ali se abriga. A perspectiva integral de compreensão da pessoa humana e, aqui, do jovem, apresenta-se então como conditio sine qua non para a realização desse propósito, o que também supõe a chamada para a participação eclesial e cidadã das juventudes. Por fim, ressalta-se os desafios do acompanhamento juvenil para o período que se seguirá à pandemia.

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Biografia do Autor

Rafael Martins Fernandes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutor em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma, Itália; bolsista do Programa Nacional de Pós-doutoramento (Capes) e professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

Patrícia Espíndola de Lima Teixeira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Doutoranda em Teologia Sistemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Mestrado em Teologia pela PUCRS. Pós-graduação em Filosofia e Autoconhecimento pela PUCRS. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Porto-alegrense de Educação, Ciências e Letras (FAPA) e licenciada em Pedagogia pela PUCRS. Integra grupos de estudos e de pesquisa em âmbito nacional, onde investiga a antropologia fenomenológica-teológica de Edith Stein no contexto multidisciplinar das Humanidades. Corresponsável pela produção de conteúdos do site Edith Stein – Estudos Integradores da Pessoa Humana.

Referências

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Publicado

2020-10-29