Relendo Niceia (325). Uma pincelada teológica sobre os impactos do Primeiro Concílio Ecumênico e da Sinodalidade

anos de sua convocação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2023.1.45178

Palavras-chave:

Nicéia, Sinodalidade, 1700 anos, Heresias

Resumo

O sínodo de Niceia foi convocado durante o ano 325 para tratar sobre a heresia ariana que há muito atormentava a Igreja. Este artigo tem o objetivo de discutir algumas perspectivas acerca dos impactos do Primeiro Concílio Ecumênico de Nicéia, em um contexto em que a Sinodalidade era a base para o exercício das discussões de cunho teológico-eclesiástico onde a Doutrina e as Verdades da Igreja foram instituídas. Para tanto, as subseções preparam o leitor para uma compreensão do significado de heresia e verdade, seus desdobramentos e reverberações, recortadas por uma dinâmica em que a Tradição, a experiência de fé  e o consenso são orgânicos e traduzem a diversidade na Unidade.  Como resultado, observa-se que as comemorações acerca de Niceia (325)  são um pano de fundo para se olhar para a existência humana com acuidade, verificando que heresias e verdades coexistem em um mundo marcado pela permanente busca do Divino no humano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iosif Leandro Bosch, Faculdade de Teologia da Universidade Aristotélica de Tessalônica, Grécia.

Graduado, Mestre e Doutor em Teologia Dogmática pela Universidade Aristotélica de Tessalônica - Grécia. Graduado e Pós-Graduado em Teología pela Pontifícia Universidade de Santo Tomás de Aquino – Angelicum. Roma. Professor Visitante vinculado à Cadeira de Dogmática (Teologia Trinitária: Deus Uno) na Faculdade de Teologia da UCA. Arcebispo Metropolita de Buenos Aires e Primaz da América do Sul - Patriarcado Ecumènico de Constantinopla.

Referências

AMATO, A. Jesús el Señor. Madrid: B.A.C., 1998.

ΑΝΔΡΟΥΤΣΟΥ, Χ. Δογματική τῆς Ὀρθοδόξου Ἀνατολικῆς Ἐκκλησίας. Ἐν Ἀθήναις, ἐκ τοῦ τυπογραφείου “Κράτους”, 1907.

BOSCH, L. Metodología Palamita, Uma exposição sobre como São Gregório Palamas faz teologia. Roma, 2006.

BOULLARD, E. Aux sources de la doctrine d’Arius. En. BLE 68, 1967.

EVDOKIMOV, P. L’Ortodossia. Bolonha: EDB, 2010.

FLOROVSKY, G. Le Corps du Christ vivant. Une interprétation orthodoxe de l’Église. En. AA.VV. La Sainte Église Universelle. Confrontation œcuménique. Neuchâtel-Paris: Delachaux et Niestlé, 1948.

ΚΑΡΜΙΡΗ, Ι. Τὰ Δογματικά καὶ Συμβολικά Μνηνεία τῆς Ὀρθοδόξου Καθολικῆς Ἐκκλησίας. Β´ Ἔκδοσις, Τόμος Ι, Ἐν Ἀθήναις, 1960.

ΛΙΑΛΙΟΥ, Δ. ᾽Ερμηνεία τῶν Δογματικῶν καὶ Συμβολικῶν Κειμένων τῆς Ὀρθοδόξου Ἐκκλησίας. Τόμος Α´. Κυριακίδη: Θεσσαλονίκη, 2006.

ΜΑΤΣΟΥΚΑ, Ν. Δογματική καὶ Συμβολική Β´. Πουρναρᾶ, Θεσσαλονίκη, 2003.

Downloads

Publicado

2023-12-20