Igreja Católica e a cultura digital como espaço de evangelização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2023.1.44465

Palavras-chave:

Igreja Católica, Cultura Digital, Evangelização, Comunicação

Resumo

O artigo aborda a influência da cultura digital na evangelização da Igreja Católica. Trata-se de uma reflexão bibliográfica que visa explanar sobre parte das mudanças culturais que surgiram nos últimos anos e que acarretam mudanças no comportamento religioso. As popularizações da internet, das redes sociais, dos meios digitais de comunicação são um fenômeno que abarca a religiosidade, a transmissão de sua mensagem de conversão e de profissão de fé. Entende-se que as novas maneiras de comunicação, linguagens, tecnologias e interatividade atingem a relação do humano com Deus e as percepções sobre o sagrado. Avaliamos essa dimensão de evangelização e cultura digital a partir do Concílio Vaticano II que propõe um diálogo com a sociedade e com o avanço de outras ciências. A partir do Inter Mirifica a Igreja abriu-se para imergir na comunicação social (e em consequência digital). A cibercultura se apresenta como um meio de evangelização e que deve contar com um aprofundamento por parte da Igreja. Existem canais e redes que são frutos de estudos e seguem a doutrina da fé, porém surgem inúmeros influenciadores digitais, palestrantes entre outros que merecem e carecem de atenção para que não ocorram discrepâncias no anúncio da mensagem da Boa-Nova. O artigo visa refletir sobre a comunicação religiosa e a cultura interativa que respeita a ética e os princípios católicos.

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Biografia do Autor

Renê Augusto Vilela da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo/SP, Brasil. Mestre em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), Belo Horizonte/MG, Brasil. Bolsista da FUNDASP.

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Publicado

2023-08-16

Edição

Seção

Dossiê - Evangelização nos Meios Digitais