O verdadeiro desafio do TikTok
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2023.1.43797Palavras-chave:
Tiktok, evangelização, desafio, MedellínResumo
O homem, pela sua própria natureza, busca diversos meios de interação social ao longo de sua vida. Recentemente, o crescente número de usuários do aplicativo TikTok não passa desapercebido pela Igreja que vê em tudo uma oportunidade para evangelizar. A cada nova geração é missão da Igreja transmitir o evangelho às novas pessoas que chegam a este mundo. No contexto atual, as gerações mais jovens estão cada vez mais conectadas nas redes sociais e, após a pandemia de 2020, muitos jovens aderiram ao uso do aplicativo TikTok como meio de entretenimento pessoal e de interação social para aliviar as tensões geradas pela situação atípica de isolamento generalizado. Apesar do TikTok não ter sido criado como meio de evangelização, mas de diversão, cabe à Igreja vencer esse verdadeiro desafi o e conseguir com sua fecunda criatividade transmitir sua mensagem nesses novos locais em que as pessoas se encontram, precisando para isso conhecer melhor seus potenciais e limitações, bem como fugir de eventuais perigos que as novas tecnologias podem apresentar. Para tanto, certos princípios e orientações já tratados no documento de Medellín podem ajudar a fornecer pistas para esse novo meio de comunicação social chamado TikTok.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Política. 3. Ed. Tradução de Mário da Gama Kury. Brasília: UNB, 1997.
CARR, Nicholas. A geração superficial: o que a Internet está fazendo com nossos cérebros. Tradução de Mônica Gagliotti Fortunato Friaça. Rio de Janeiro: Agir, 2011.
CELAM – Conselho Episcopal Latino-Americano. Conclusões da Conferência de Medellín, 1968: trinta anos depois, Medellín é ainda atual? 3. ed. São Paulo: Paulinas, 2010.
ESTUDO Revela que jovens alemães acham a igreja antiquada. Folha Gospel, [S. l.], 3 abr. 2008. Disponível em: https://folhagospel.com/estudo-revela-que-jovens-alemaes-acham-a-igreja-antiquada. Acesso em: 29 jun. 2022.
FERREIRA, Fábio. Aprender com Sentido: a Aprendizagem Multissensorial no Estudo dos Minerais como Ligação entre a Terra e a Saúde Humana. Orientadores: Clara Vasconcelos e Luís Cesariny Calafate. 2020. 52 f. Dissertação (Mestrado em Ensino da Biologia e da Geologia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário) –Universidade do Porto, Porto, 2020.
FRANCISCO. Evangelii Gaudium. In: Vatican. Roma, 24 nov. 2013. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.html#Recursos_pedag%C3%B3gicos. Acesso em: 29 jun. 2022.
FRANCISCO. Mensagem do Papa Francisco para o LVI dia mundial das comunicações sociais. In: Vatican. Roma, 24 jan. 2022. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/20220124-messaggio-comunicazioni-sociali.html. Acesso em: 29 jun. 2022.
FREITAS, Felipe. Efeito TikTok: estudo mostra que nova geração não ouve músicas com mais de 3 minutos. Mundo Conectado, Florianópolis, 10 nov. 2021. Disponível em: https://mundoconectado.com.br/noticias/v/21486/efeito-TikTok-estudo-mostra-que-nova-geracao-nao-ouve-musicas-com-mais-de-3-minutos. Acesso em: 29 jun. 2022.
LONCOMILLA, Gina Viviane Mardones. TikTok e a presença do capital chinês na indústria fonográfica ocidental: um olhar pela economia política da internet. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: Intercom, 2020. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2020/resumos/R15-1967-1.pdf. Acesso em: 29 jun. 2022.
MENINO de 12 anos que participou de desafio no TikTok morre após três semanas internado. Isto é, São Paulo, 16 abr. 2021. Disponível em: https://istoe.com.br/menino-de-12-anos-que-participou-de-desafio-no-TikTok-morre-apos-tres-semanas-internado. Acesso em: 29 jun. 2022.
MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. TikTok como novo suporte midiático para a aprendizagem criativa. RELAEC - Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 5-20, mar./abr. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/download/30795/21039. Acesso em: 29 jun. 2022.
SANTIAGO, Abinoan. TikTok vence Facebook e vira o aplicativo com mais downloads em 2020. In: CNN Brasil. São Paulo, 10 dez. 2020. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/TikTok-vence-facebook-e-vira-o-aplicativo-com-mais-downloads-em-2020. Acesso em: 29 jun. 2022.
SURDI JUNIOR, Cidney Antonio. Geração TikTok: muita tecnologia, pouca concentração. Locus online, Passo Fundo, 26 jun. 2021. Disponível em: https://www.locusonline.com.br/2021/06/26/geracao-TikTok-muita-tecnologia-pouca-concentracao. Acesso em: 29 jun. 2022.
TURNER, Anthony. Generation Z: Technology and Social Interest. The Journal of Individual Psychology, [S. l.], v. 71, n. 2, p.103-113, 2015. DOI: https://doi.org/10.1353/jip.2015.0021
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Teocomunicação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.