O verdadeiro desafio do TikTok

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/0103-314X.2023.1.43797

Palavras-chave:

Tiktok, evangelização, desafio, Medellín

Resumo

O homem, pela sua própria natureza, busca diversos meios de interação social ao longo de sua vida. Recentemente, o crescente número de usuários do aplicativo TikTok não passa desapercebido pela Igreja que vê em tudo uma oportunidade para evangelizar. A cada nova geração é missão da Igreja transmitir o evangelho às novas pessoas que chegam a este mundo. No contexto atual, as gerações mais jovens estão cada vez mais conectadas nas redes sociais e, após a pandemia de 2020, muitos jovens aderiram ao uso do aplicativo TikTok como meio de entretenimento pessoal e de interação social para aliviar as tensões geradas pela situação atípica de isolamento generalizado. Apesar do TikTok não ter sido criado como meio de evangelização, mas de diversão, cabe à Igreja vencer esse verdadeiro desafi o e conseguir com sua fecunda criatividade transmitir sua mensagem nesses novos locais em que as pessoas se encontram, precisando para isso conhecer melhor seus potenciais e limitações, bem como fugir de eventuais perigos que as novas tecnologias podem apresentar. Para tanto, certos princípios e orientações já tratados no documento de Medellín podem ajudar a fornecer pistas para esse novo meio de comunicação social chamado TikTok.

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Biografia do Autor

Renato Arnellas Coelho, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), São Paulo, SP, Brasil.

Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), em São Paulo, SP, Brasil. Doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), em São Paulo, SP, Brasil. Membro do grupo de pesquisa Religião e Política no Brasil Contemporâneo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), em São Paulo, SP, Brasil. Bolsista CAPES.

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Publicado

2023-02-27

Edição

Seção

Dossiê - Evangelização nos Meios Digitais