A antropologia de Ireneu de Lião como contraponto à visão de ser humano dos gnósticos
DOI:
https://doi.org/10.15448/0103-314X.2022.1.43146Palavras-chave:
Antropologia, Gnósticos, Ireneu de Lião, SalvaçãoResumo
Ireneu de Lião elaborou sua teologia para refutar o pensamento dos gnósticos que distorciam as Escrituras e ensinavam que havia três tipos de ser humano: hílico, psíquico e espiritual. Ireneu se dedicou a conhecer a doutrina deles, estudou de forma minuciosa o seu pensamento, e procurou apresentar a doutrina cristã, com base na Tradição dos apóstolos e na Escritura. A antropologia de Ireneu é bíblica, é otimista e, segundo ela, o ser humano é uma unidade de corpo, alma e espírito. Além disso, o ser humano foi criado por Deus para ter a visão de Deus um dia, ou seja, alcançar a divinização.
Downloads
Referências
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
BOGAZ, A. S.; COUTO, M. A.; HANSEN, J. H. Patrística: caminhos da Tradição cristã. 5. reimp. São Paulo: Paulus, 2014.
LIÃO, Irineu de. Contra as heresias: denúncia e refutação da falsa gnose. Intr., notas e comentários de Helcion Ribeiro. Organização das notas bíblicas de Roque Frangiotti. Tradução de Lourenço Costa. São Paulo: Paulus, 1995.
LYON, Irineu de. Demonstração da pregação apostólica. Tradução de Ari Luis do Vale Ribeiro. São Paulo: Paulus, 2014.
MAIA, Geraldo dos Reis. A soteriologia ireneana e seu influxo na constituição Gaudium et spes como relevância para a acolhida da salvação na Alta Modernidade. 2013. Tese [Doutorado em Teologia]. Pontifícia Universidade Gregoriana – Faculdade de Teologia, Roma, Itália, 2013.
MCKENZIE, J. L. Dicionário Bíblico. 11 reimp. São Paulo: Paulus, 2013.
ORBE, A. S. I. Antropologia de San Ireneo. Madrid: BAC – Biblioteca de Autores Cristianos, 1969.
ORBE, A. S. I. Teologia de San Ireneo I: comentário al libro V del “Adversus haereses”. Madrid: La Editorial Catolica, S. A., 1985.
PADOVESE, L. Introdução à teologia patrística. Tradução de Orlando Soares Moreira. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.
SESBOUÉ, Bernard. História dos dogmas: o Deus da salvação. São Paulo: Edições Loyola, 2003. t. 2.
SINGLES, D. A glória de Deus é o homem vivo: a profissão de fé de santo Irineu. Tradução de Tiago José Risi Leme. São Paulo: Paulus, 2010.
SOUZA, José Neivaldo de Souza. O destino do homem no plano de Deus: uma análise da antropologia patrística sobre a “imagem e semelhança”. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 1, n. 1. p. 119-145, 2009. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/pistispraxis/article/view/21528/20638. Acesso em: 19 mar. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Teocomunicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Teocomunicação implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Teocomunicação como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.