A antropologia de Ireneu de Lião como contraponto à visão de ser humano dos gnósticos

Palavras-chave: Antropologia, Gnósticos, Ireneu de Lião, Salvação

Resumo

Ireneu de Lião elaborou sua teologia para refutar o pensamento dos gnósticos que distorciam as Escrituras e ensinavam que havia três tipos de ser humano: hílico, psíquico e espiritual. Ireneu se dedicou a conhecer a doutrina deles, estudou de forma minuciosa o seu pensamento, e procurou apresentar a doutrina cristã, com base na Tradição dos apóstolos e na Escritura. A antropologia de Ireneu é bíblica, é otimista e, segundo ela, o ser humano é uma unidade de corpo, alma e espírito. Além disso, o ser humano foi criado por Deus para ter a visão de Deus um dia, ou seja, alcançar a divinização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maycon Renan da Silva Santos Boni, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Curitiba, PR, Brasil.

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, PR, Brasil. Pós-doutorando em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em Curitiba, PR, Brasil. Presbítero da Diocese de Paranavaí, PR, Brasil.

Referências

BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.

BOGAZ, A. S.; COUTO, M. A.; HANSEN, J. H. Patrística: caminhos da Tradição cristã. 5. reimp. São Paulo: Paulus, 2014.

LIÃO, Irineu de. Contra as heresias: denúncia e refutação da falsa gnose. Intr., notas e comentários de Helcion Ribeiro. Organização das notas bíblicas de Roque Frangiotti. Tradução de Lourenço Costa. São Paulo: Paulus, 1995.

LYON, Irineu de. Demonstração da pregação apostólica. Tradução de Ari Luis do Vale Ribeiro. São Paulo: Paulus, 2014.

MAIA, Geraldo dos Reis. A soteriologia ireneana e seu influxo na constituição Gaudium et spes como relevância para a acolhida da salvação na Alta Modernidade. 2013. Tese [Doutorado em Teologia]. Pontifícia Universidade Gregoriana – Faculdade de Teologia, Roma, Itália, 2013.

MCKENZIE, J. L. Dicionário Bíblico. 11 reimp. São Paulo: Paulus, 2013.

ORBE, A. S. I. Antropologia de San Ireneo. Madrid: BAC – Biblioteca de Autores Cristianos, 1969.

ORBE, A. S. I. Teologia de San Ireneo I: comentário al libro V del “Adversus haereses”. Madrid: La Editorial Catolica, S. A., 1985.

PADOVESE, L. Introdução à teologia patrística. Tradução de Orlando Soares Moreira. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2004.

SESBOUÉ, Bernard. História dos dogmas: o Deus da salvação. São Paulo: Edições Loyola, 2003. t. 2.

SINGLES, D. A glória de Deus é o homem vivo: a profissão de fé de santo Irineu. Tradução de Tiago José Risi Leme. São Paulo: Paulus, 2010.

SOUZA, José Neivaldo de Souza. O destino do homem no plano de Deus: uma análise da antropologia patrística sobre a “imagem e semelhança”. Rev. Pistis Prax., Teol. Pastor., Curitiba, v. 1, n. 1. p. 119-145, 2009. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/pistispraxis/article/view/21528/20638. Acesso em: 19 mar. 2019.

Publicado
2022-08-18