Estresse oxidativo como fator de risco cardiometabólico emergente

Autores

  • Maria Gabriela Gottlieb PUCRS
  • Ivana Beatrice Mânica da Cruz UFSM
  • Carla Helena Schwanke PUCRS
  • Luiz Carlos Bodanese PUCRS

Palavras-chave:

ESTRESSE OXIDATIVO, RADICAIS LIVRES, FATORES DE RISCO, DOENÇAS CARDIOVASCULARES, DOENÇAS METABÓLICAS, SÍNDROME X METABÓLICA.

Resumo

OBJETIVOS: o presente artigo pretende revisar os principais aspectos relacionados ao papel do estresse oxidativo associado à síndrome metabólica e fatores diagnósticos relacionados. FONTE DE DADOS: artigos científicos originais e de revisão das bases de dados MedLine/Pubmed e LILACS. SÍNTESE DOS DADOS: diversas evidências sugerem associação entre estresse oxidativo e condições clínicas, como doenças cardiovasculares, diabetes mellitus, neoplasia, doenças respiratórias e distúrbios neurológicos. Postula-se, ainda, sua influência na manifestação da síndrome metabólica, caracterizada por alterações no metabolismo de carboidratos, lipídeos e proteínas, incluindo efeitos pró-coagulantes e inflamatórios. CONCLUSÕES: a associação do estresse oxidativo com adiposidade e resistência insulínica sugere sua influência na manifestação da síndrome metabólica. Sedentarismo e hábitos alimentares inadequados parecem contribuir com o aumento do estresse oxidativo e consequente risco para surgimento de doenças cardiovasculares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Gottlieb, PUCRS

Bióloga, doutora em Ciência da Saúde. Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Ivana Beatrice Mânica da Cruz, UFSM

Bióloga, doutora em Genética e Biologia Molecular. Departamento de Morfologia Centro de Ciências da Saúde. Universidade Federal de Santa Maria.

Carla Helena Schwanke, PUCRS

Médica geriatra, doutora em Gerontologia Biomédica. Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Luiz Carlos Bodanese, PUCRS

Médico cardiologista, doutor em Cardiologia. Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Serviço de Cardiologia do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Publicado

2010-10-19

Como Citar

Gottlieb, M. G., da Cruz, I. B. M., Schwanke, C. H., & Bodanese, L. C. (2010). Estresse oxidativo como fator de risco cardiometabólico emergente. Scientia Medica, 20(3), 243–249. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/6270

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)