Expressão da proteína oligomérica da matriz da cartilagem (COMP/Trombospondina 5) em pacientes portadores de hepatite C crônica

Autores

  • Jaqueline Costa Coelho
  • Mirian Cohen
  • Ana Lígia Bender
  • Carlos Kupski

Resumo


Objetivos: A Hepatite C crônica é uma doença insidiosa e progressiva que necessita de avaliação histológica hepática. Vários marcadores séricos têm sido estudados. A Cartilagem Oligomérica da Matrix Extracelular (COMP) é o quinto elemento da família das trombospondinas, proteínas extracelulares ligadoras de cálcio, sendo inicialmente isolada no tecido cartilaginoso. Um único estudo investigou a expressão da COMP em tecido hepático normal, portador de cirrose e hepatocarcinoma. Nosso estudo visa avaliar os níveis séricos de COMP em pacientes portadores de hepatite C crônica.
Métodos e resultados: Níveis séricos de COMP foram dosados em 10 pacientes com Hepatite C crônica (casos) e 100 pacientes saudáveis (controles). A diferença entre a COMP dos dois grupos não foi significativamente estatística e nem relacionada ao estágio clínico de fibrose hepática, genótipo viral, níveis plaquetários ou alterações de transaminases.
Conclusão: A COMP não encontra-se alterada em pacientes com hepatopatia crônica pelo HCV. Outros marcadores séricos necessitam ser avaliados.
DESCRITORES: MARCADORES BIOLÓGICOS; TROMBOSPONDINAS; HEPATITE C CRÔNICA; COMP, HEPATITE C CRÔNICA; CIRROSE HEPÁTICA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2007-03-16

Como Citar

Coelho, J. C., Cohen, M., Bender, A. L., & Kupski, C. (2007). Expressão da proteína oligomérica da matriz da cartilagem (COMP/Trombospondina 5) em pacientes portadores de hepatite C crônica. Scientia Medica, 16(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/1621

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)