Perfil de auto-anticorpos detectados em substrato rim-estômago de rato no Hospital São Lucas da PUCRS

Autores

  • Paloma Borges Flórez
  • Ana Ligia Bender
  • A. D’angelo
  • Henrique Luiz Staub

Resumo


Objetivo:O trabalho descreve o perfil de autoanticorpos utilizando-se o substrato rim-estômago de rato em um centro de saúde terciário no período de um ano.
Material e métodos: O estudo foi de série de casos, com dados obtidos do banco de dados do Setor de Imunologia do Laboratório de Patologia Clínica do Hospital São Lucas da PUCRS.
Resultados: Em 262 pacientes (68% do sexo feminino) previamente selecionados por triagem clínica, avaliou-se o perfil de auto-anticorpos em substrato rim-estômago de rato através de imunofluorescência indireta. Anticorpos antimúsculo liso prevaleceram (31%), seguidos por anticorpos anti-reticulina (27%), anticorpos antimitocondriais (24%), anticélulas parietais gástricas (21%), anticorpos anti-”brush border” (4%) e antiLKM (liver-kidney microsome) (0,4%). A maioria dos pacientes com teste positivo para anticorpos antimúsculo liso cursou com titulações inferiores a 1/80 (ponto de corte para hepatite auto-imune). Anticorpos anti-ribossomais não foram detectados em quaisquer pacientes. À exceção do anticorpo antiLKM (presente apenas em um caso, sexo masculino), observou-se predominância do sexo feminino nos auto-anticorpos analisados; tal predomínio, entretanto, só alcançou significância estatística para anticorpos antimitocondriais (P = 0,04).
Conclusão: O achado corrobora a possível relação entre fatores genéticos e hormonais na auto-imunidade.
UNITERMOS: SUBSTRATOS; RIM; ESTÔMAGO; RATOS; AUTO-ANTICORPOS; ANTICORPOS; MÚSCULO LISO; MITOCÔNDRIA MUSCULAR; RETICULINA/imunologia; HEPATITE AUTO-IMUNE; CIRROSE HEPÁTICA BILIAR.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2006-10-23

Como Citar

Flórez, P. B., Bender, A. L., D’angelo, A., & Staub, H. L. (2006). Perfil de auto-anticorpos detectados em substrato rim-estômago de rato no Hospital São Lucas da PUCRS. Scientia Medica, 15(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/scientiamedica/article/view/1571

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>