Adaptação e evidências de validade baseadas na estrutura interna da Escala de Domínios de Criatividade

Adaptation and validity study for the Brazilian population

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.3.34502

Palavras-chave:

Criatividade cotidiana, Personalidade, Qualidade psicométrica

Resumo

A Escala de Domínios de Criatividade (K-DOCS) é amplamente utilizada internacionalmente, embora não haja estudos psicométricos nacionais. O presente estudo teve como objetivo adaptar e investigar as evidências de validade baseada na estrutura interna e na relação com variáveis externas, utilizando-se o Inventário dos Cinco Fatores (BFI-I). Colaboraram com a pesquisa 154 participantes, sendo 55% mulheres, com idades entre 18 e 58 (M=28,2; DP=9,41). A análise fatorial exploratória confirmou cinco fatores (acadêmico, performático, científico, artístico e cotidiano) e não foram excluídos itens da versão original. Observou-se convergência fatorial superior a 0,80, indicando bom ajuste fatorial dos itens. Quanto a relação com variáveis externas, foram encontradas correlações de magnitudes moderadas e fortes entre o K-DOCS e o BFI-I, apenas o fator científico não apresentou correlações significativas com os domínios do BFI-I. Conclui-se que os resultados encontrados sugerem a adequação do instrumento e que, novos estudos com o instrumentos se fazem pertinentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Araújo Lessa, Universidade São Francisco (USF), Campinas, SP, Brasil.

Mestre em Psicologia pela Universidade São Francisco (USF); doutorando pela mesma instituição.

Carolina Rosa Campos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG, Brasil.

Professora adjunta da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Coordena o Laboratório de Avaliação Psicológica (LAP/UFTM) da universidade. Doutora em Psicologia pela PUC-Campinas com pós-doutorado pela Universidade São Francisco (USF) na área de medidas psicométricas.

Karina Silva Oliveira, Universidade São Francisco (USF), Campinas, SP, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas; pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF). Docente do curso de graduação em Psicologia do Centro Universitário Salesiano de São Paulo.

Ricardo Primi, Universidade São Francisco (USF), Campinas, SP, Brasil.

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo com parte desenvolvida na Yale University (EUA) sob orientação de Robert J. Sternberg. Coordenador do Laboratório de Avaliação Psicológica e Educacional (LabAPE). É Professor Associado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade São Francisco (USF). Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A-CAPS – Psicologia e Serviço Social.

Referências

Acar, S. & Runco, M. A. (2015). Thinking in multiple directions: Hyperspace Categories in Divergent Thinking. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 9(1), 41-53. doi: 10.1037/a0038501

Alencar, E. M. L. S., Fleith, D. S., & Bruno-Faria, M. F. (2010). A medida da criatividade: possibilidades e desafios. In E. M. L. S. Alencar, M. F. Bruno-Faria & D. S. Fleith (Orgs.), Medidas de criatividade: teoria e prática (pp.11-34). Porto Alegre: Artmed. (DOI INEXISTENTE)

Beaujean, A. A. (2014). Latent Variable Modeling using R: A Step-By-Step Guide. New York: Routledge/Taylor & Francis (DOI INEXISTENTE)

Beghetto, R. A., & Kaufman, J. C. (2007). Toward a broad conception of creativity: a case for “mini-c” creativity. Psychology of Aesthetics, Creativity and the Arts, 1 (2), 73-79. doi: 10.1037/1931-3896.1.2.73

Carson, S. H., Peterson, J. B., & Higgins, D. M. (2005). Reliability, validity, and factor structure of the creative achievement questionnaire. Creativity Research Journal, 17, 37–50. doi: 10.1207/s15326934crj1701_4.

Hemphill, J. F. (2003). Interpreting the magnitudes of correlation coefficients. American Psychologist, 58(1), 78-79. doi: 10.1037/0003-066X.58.1.78

International Test Commission. (2017). The ITC Guidelines for Translating and Adapting Tests (Second edition).

Jaussi, K. S., Randel, A. E., & Dionne, S. D. (2007). I am, I think I can, and I do: The role of personal identity, self-efficacy, and cross-application of experiences in creativity at work. Creativity Research Journal, 19, 247–258. doi: 10.1080/10400410701397339

Jeon, K.-N., Moon, S. M., & French, B. (2011). Differential effects of divergent thinking, domain knowledge, and interest on creative performance in art and math. Creativity Research Journal, 23, 60–71. doi: 10.1080/10400419.2011.545750

John, O. P., & Srivastava, S. (1999). The big five taxonomy: History, measurement, and theoretical perspectives. In L. Pervin and O.P. John (Orgs.), Handbook of personality: Theory and research (pp.102-138). New York: Guilford (DOI INEXISTENTE)

Kaufman, J. C. (2012). Counting the muses: Development of the Kaufman domains of creativity scale (K-DOCS). Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 6, 298 –308. doi: 10.1037/a0029751

Kaufman, J. C., & Beghetto, R. A. (2009). Beyond big and little: the four C model of creativity. Review of General Psychology, 13(1), 1-12. doi: 10.1037/a0013688

Kaufman, J. C., & Sternberg, R. J. (2007). Creativity. Change: The Magazine of Higher Learning, 39 (4), 55-60. doi:10.3200/CHNG.39.4.55-C4

Kaufman, J. C., Cole, J. C., & Baer, J. (2009). The construct of creativity: structure model for self-reported creativity ratings. Journal of Creative Behavior, 43 (2), 119-132. doi: 10.1002/j.2162-6057.2009.tb01310.x

Kaufman, J. C., Waterstreet, M. A., Ailabouni, H. S., & Whitcomb, H. J. (2009). Personality and self-perceptions of creativity across domains. Imagination, Cognition and Personality, 29(3), 193-199. doi: 10.2190/IC.29.3.c

Kerr, B., & Vuyk, M. A. (2013). Career development for creatively gifted students: What parents, teachers, and counselors need to know. In K. H. Kim, J. C. Kaufman, J. Baer, & B. Sriraman (Eds.), Creatively gifted students are not like other gifted students: Research, theory, and practice, (pp. 137-151). Rotterdam, Netherlands: Sense Publishers (DOI INEXISTENTE)

Lorenzo-Seva, U. & ten Berge, J. M. F. (2006). Tucker’s congruence coefficient as a meaningful index of factor similarity. Methodology: European Journal of Research Methods for the Behavioral and Social Sciences, 2(2), 57-64. https://doi.org/10.1027/16142241.2.2.57

MacKay, A. S., Karwowski, M., & Kaufman, J. C. (2016). Measuring the muses: Validating the Kaufman domains of creativity scale (K-DOCS). Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 11 (2), 216 - 230. doi: 10.1037/aca0000074

Martinez, O. L., & Lozano, J. N. (2010). Rasgos de personalidad y desarrollo de la creatividad. Anales de Psicología, 26(1), 151-158. (DOI INEXISTENTE)

Nakano, T. C. & Castro, L. R. (2013). Relação entre criatividade e traços temperamentais em estudantes do ensino fundamental. Psico-USF, 18(2), 249-262. (DOI INEXISTENTE)

Nakano, T. C., & Wechsler, S. M. (2018). Creativity and innovation: Skills for the 21st Century. Estudos de Psicologia (Campinas), 35 (3), 237-246. doi: 10.1590/1982-02752018000300002

Nakano, T. C., Zaia, P., & Oliveira, K. S. (2016). Estudo correlacional: criatividade verbal e personalidade segundo Modelo do Cinco Grandes Fatores em estudantes brasileiros. Revista de Psicología (Lima), 34 (1), 117 - 146. (DOI INEXISTENTE)

Nakano, T.C., & Wechsler, S. M. (2012). Criatividade: definições, modelos e formas de avaliação. in Hutz, C. S. (2012). Avanços em avaliação psicológica de crianças e adolescentes II (pp. 327-361). São Paulo: Casa do Psicólogo. (DOI INEXISTENTE)

Primi, R., Santos, D., John, O. P., & Fruyt, F. D. (2016). Development of an Inventory Assessing Social and Emotional Skills in Brazilian Youth. European Journal of Psychological Assessment, 32(1), 5–16. doi: 10.1027/1015-5759/a000343.

R Core Team (2018). R: A Language and environment for statistical computing. [Computer software]. (DOI INEXISTENTE)

Revelle, W. (2018). psych: Procedures for personality and psychological research [Computer software]. (DOI INEXISTENTE)

Şahin, F. (2016). Kaufman Alanları Yaratıcılılık Ölçeği’nin Türkçeye uyarlanması ve psikometrik özelliklerinin incelenmesi [Adaptation of the Kaufman Domains of Creativity Scale into Turkish and examination of its psychometric properties]. Elementary Education Online, 15, 855–867. doi: 10.17051/io.2016.70479

Silvia, P. J., & Kimbrel, N. A. (2010). A dimensional analysis of creativity and mental illness: do anxiety and depression symptoms predict creative cognition, creative accomplishment, and creative self-concepts?. Psychology of Aesthetics Creativity and the Arts, 4 (1), 2-10. doi: 10.1037/a0016494

Silvia, P. J., Nusbaum, E. C., Berg, C., Martin, C., & O'Connor, A. (2009). Openness to experience, plasticity, and creativity: Exploring lower-order, high-order, and interactive effects. Journal of Research in Personality, 43(6), 1087-1090. doi: 10.1016/j.jrp.2009.04.015

Soto, C. J., John, O. P., Gosling, S. D., & Potter, J. (2008). The developmental psychometrics of big five self-reports: acquiescence, factor structure, coherence, and differentiation from ages 10 to 20. Journal of Personality and Social Psychology, 94 (4), 18-37. doi: 10.1037/0022-3514.94.4.718

Susanto, E., Noviatasari, Y., Ahman, Nurhudaya, Rakhmant, C., Hidayat, A., & Wibowo, S. B. (2018). Rash model analysis of Kaufman Domains of Creativity Scale (K-DOCS) to indonesian students. Journal of Physics: conference series, 1114 (1), 1-7. doi: 10.1088/1742-6596/1114/1/012027

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Araújo Lessa, J. P. ., Campos, C. R., Silva Oliveira, K. ., & Primi, R. (2020). Adaptação e evidências de validade baseadas na estrutura interna da Escala de Domínios de Criatividade: Adaptation and validity study for the Brazilian population. Psico, 51(3), e34502. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.3.34502

Edição

Seção

Artigos