Fidedignidade Dos Escores Do Exame Nacional Do Ensino Médio (ENEM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.2.31145

Palavras-chave:

Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), fidedignidade, fidedignidade composta, fidedignidade omega, modelo bifactor

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) gera uma pontuação para cada domínio que avalia: matemática, linguagens, ciências da natureza e ciências humanas. Reconhecendo a relevância do Exame no acesso ao ensino superior e em outros aspectos da vida prática do estudante brasileiro, o presente estudo investiga a fidedignidade dos escores do ENEM nos seus quatro domínios. Utilizou-se como amostra os escores dos estudantes que participaram da edição de 2011 do Exame. As análises envolveram a estimação dos parâmetros de um modelo de quatro fatores correlacionados e de um modelo bifatorial por meio de análise fatorial confirmatória, além da estimação da fidedignidade composta e da fidedignidade omega dos quatro domínios e do fator geral de desempenho, no caso do modelo bifatorial. Utilizou-se como variáveis observáveis as 30 competências de cada domínio. Os resultados indicaram alta fidedignidade apenas para os escores provenientes do fator geral.

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Biografia do Autor

Cristiano Mauro Assis Gomes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, MG.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil), professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais em Belo Horizonte, MG.

Hudson Fernandes Golino, University of Virginia (UVA), Charlottesville, VA.

Doutor em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Belo Horizonte, MG, Brasil), professor do Departamento de Psicologia da University of Virginia em Charlottesville, VA, Estados Unidos da América.

Alexandre José de Souza Peres, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Paranaíba, MS.

Doutor em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília (UNB, Brasília, DF, Brasil). Professor do Câmpus de Paranaíba da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em Paranaíba, MS.

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Publicado

2020-02-12

Como Citar

Gomes, C. M. A., Golino, H. F., & Peres, A. J. de S. (2020). Fidedignidade Dos Escores Do Exame Nacional Do Ensino Médio (ENEM). Psico, 51(2), e31145. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.2.31145

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