Problemas emocionais e de comportamento e rendimento escolar em adolescentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.4.26941

Palavras-chave:

Saúde mental, Distúrbios do comportamento, Rendimento escolar, Adolescência.

Resumo

Trata-se de um estudo transversal do tipo correlacional e comparativo, com abordagem quantitativa, no qual avaliou-se a relação entre os problemas emocionais e de comportamento e o rendimento escolar de adolescentes a partir da avaliação destes, seus familiares e professores. Participaram 70 adolescentes e, em igual número, seus principais cuidadores, além de 21 professores. Os adolescentes responderam ao Inventário de Comportamentos Autorreferidos para jovens (YSR), as famílias ao Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes (CBCL) e os professores, ao Inventário dos Comportamentos de Crianças e Adolescentes (TRF). O rendimento escolar foi avaliado a partir das notas obtidas nas disciplinas de português e matemática. Os resultados evidenciaram que os problemas de atenção, assim como os sintomas externalizantes foram os que mais se associaram ao baixo rendimento escolar. Ressalta-se, portanto, a importância de considerar os problemas emocionais e de comportamento no contexto escolar, a partir da perspectiva de múltiplos informantes, tendo em vista sua associação com o rendimento acadêmico de adolescentes.

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Biografia do Autor

Bruna Mainardi Rosso Borba, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário La Salle - Canoas (2008), Especialização em psicoterapia de casal e família pela Unisinos (2012) e Mestranda em psicologia clínica - Unisinos (2014). Atualmente é psicopedagoga, terapeuta de casal e família e membro titular da ABPp-RS. Trabalha em Consultório Particular. Professora convidada de pós- graduação, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, professores, diagnóstico clínico e institucional, família, psicopedagogia, transtorno de aprendizagem, sintoma familiar.

Angela Helena Marin, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), licenciatura em psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), especialização em psicologia clínica pelo Instituto da Família de Porto Alegre (2008), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é psicóloga clínica e professora dos cursos de graduação e pós-graduação em psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em psicologia clínica e do desenvolvimento humano, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento social na infância e adolescência, família e processos de prevenção e promoção da saúde.

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Publicado

2018-01-30

Como Citar

Borba, B. M. R., & Marin, A. H. (2018). Problemas emocionais e de comportamento e rendimento escolar em adolescentes. Psico, 49(4), 348–357. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.4.26941

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