Conhecendo os valores na infância: evidências psicométricas de uma medida

Autores

  • Valdiney Veloso Gouveia Universidade Federal da Paraíba
  • Taciano Lemos Milfont Victoria University of Wellington
  • Ana Karla Silva Soares Universidade Federal da Paraíba
  • Palloma Rodrigues de Andrade Universidade Federal da Paraíba
  • Iani Lauer Leite Universidade Federal do Oeste do Pará

Palavras-chave:

valores, funções, infância, medida, validade.

Resumo

Este estudo teve como objetivo adaptar o Questionário dos Valores Básicos, versão infantil (QVB-I), reunindo evidências de sua adequação psicométrica (validade fatorial e consistência interna). Tomou-se como referência a teoria funcionalista dos valores humanos, identificando suas subfunções valorativas com três valores específicos cada uma. Os participantes foram 202 estudantes de escolas públicas e privadas de João Pessoa (PB), com idade média de 11,7 anos, a maioria do sexo feminino (54,5%) e católica (51%). Estes responderam o QVB-I e perguntas demográficas. Os resultados deram suporte para as seis subfunções (hipótese de conteúdo), organizadas em um espaço bidimensional com três tipos de orientação (pessoal, central e social) e dois tipos de motivadores (materialista e idealista) (hipótese de estrutura). Múltiplos indicadores de consistência interna endossaram evidências deste parâmetro do QVB-I. Concluiu-se que este é um instrumento psicometricamente adequado, que poderá ser usado em pesquisas futuras para estudar os valores infantis.

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Biografia do Autor

Valdiney Veloso Gouveia, Universidade Federal da Paraíba

Professor Associado do Departamento de Psicologia, atuando em Psicologia Social e Psicometria. Pesquisador 1B do CNPq.

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Publicado

2011-01-12

Como Citar

Gouveia, V. V., Milfont, T. L., Soares, A. K. S., Andrade, P. R. de, & Leite, I. L. (2011). Conhecendo os valores na infância: evidências psicométricas de uma medida. Psico, 42(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/7487

Edição

Seção

Artigos