Uso terapêutico de narrativas interativas com mães em situação de precariedade social

Autores

  • Tania Mara Marques Granato Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Tânia Maria José Aiello-Vaisberg Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

narração, mães, condições sociais, psicanálise.

Resumo

Considerando que a insuficiência ou ausência de suporte social tem levado gestantes e mães a solicitar atenção psicológica clínica durante o processo em que se tornam mães, indagamo-nos sobre a possibilidade de estendermos os mesmos benefícios a mães que usualmente não tem acesso à psicoterapia. O presente estudo visa investigar o potencial mutativo da abordagem do sofrimento materno por meio de narrativas interativas, histórias fictícias sobre a maternidade, como convite à exploração dos campos de sentidos afetivo-emocionais que se produzem frente ao conflito materno. A partir de encontros psicanaliticamente orientados com 14 mães, constatamos que as participantes fizeram uso das narrativas elegendo aspectos com os quais estabelecessem a identificação pessoal que lhes possibilitaria explorar, descobrir e reconfigurar os campos de sentidos afetivo-emocionais, operação que permitiria a mudança de conduta. Concluímos que o potencial heurístico e mutativo das narrativas interativas nos autoriza a recomendar seu uso em contextos psicoprofiláticos e psicoterapêuticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tania Mara Marques Granato, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Pesquisa de pós-doutorado sobre o uso de narrativas interativas na investigação do imaginário coletivo sobre a maternidade, financiada pela FAPESP e desenvolvida na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente e Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Tânia Maria José Aiello-Vaisberg, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Professora Livre-docente pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Docente e Orientadora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Downloads

Publicado

2012-02-29

Como Citar

Granato, T. M. M., & Aiello-Vaisberg, T. M. J. (2012). Uso terapêutico de narrativas interativas com mães em situação de precariedade social. Psico, 42(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/7122

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)