A experiência de crescer com fibrose cística

Autores

  • Juliana Bredemeier UFRGS
  • Cláudia Franzoi Fam Carvalho UFRGS
  • William Barbosa Gomes UFRGS

Palavras-chave:

Doença crônica, fibrose cística, experiência de vida, aspectos psicossociais, estudo qualitativo.

Resumo

Onze pessoas com fibrose cística (FC) foram entrevistadas a respeito de suas experiências com a doença. Os seus testemunhos foram analisados em três etapas: descrição, redução e interpretação. A etapa de descrição apontou para a dificuldade de conciliar o tratamento da doença com demandas de escola e trabalho. Já a redução evidenciou um fenômeno central das experiências dos pacientes: o choque com o diagnóstico e a dificuldade de aceitação da doença. A análise crítica levou ao entendimento de que crescer com fibrose cística é uma experiência única, embuída de múltiplas aceitações e de desenvolvimento de estratégias de adaptação à doença. Diagnóstico tardio, apoio familiar, a revelação da doença e procura de trabalho são questões constantes na trajetória dos pacientes. Políticas de saúde pública direcionadas à real necessidade dos pacientes portadores de FC e seus familiares devem ser o centro das estratégias para a promoção da saúde e qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Bredemeier, UFRGS

Psicóloga. Professora da ESADE Laureate Universities. Doutoranda em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Cláudia Franzoi Fam Carvalho, UFRGS

Médica formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

William Barbosa Gomes, UFRGS

Professor adjunto do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2011-08-29

Como Citar

Bredemeier, J., Carvalho, C. F. F., & Gomes, W. B. (2011). A experiência de crescer com fibrose cística. Psico, 42(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/5793

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)