Intensidade Emocional de Memórias Autobiográficas: efeitos de sexo e ensaio repetido

Autores

  • Gustavo Gauer UFMG
  • André Madsen da Silveira UFMG
  • William Barbosa Gomes UFRGS

Palavras-chave:

memória autobiográfica, sexo, fenomenologia, emoção, reminiscência

Resumo

Investigações sobre diferenças de sexo na atribuição de qualidades fenomenais à recordação de eventos pessoais têm apresentado resultados controversos. Enquanto alguns estudos enfatizam que mulheres experimentam maior intensidade emocional e ensaiam memórias mais freqüentemente (reminiscência), outros não encontraram diferenças significativas. Este estudo investigou efeitos de sexo sobre a intensidade emocional de memórias autobiográficas, tanto como qualidade fenomenal da experiência presente de recordação, quanto como propriedade atribuída retrospectivamente ao evento original. Participaram do estudo 66 estudantes de graduação, pareados por sexo e idade, que responderam a 16 itens do Questionário de Memória Autobiográfica (QMA) para diversos tipos de eventos autobiográficos. Mulheres tiveram escores mais altos em todas exceto uma escala (evento incomum). Imaginação visual e ensaio manifesto foram as únicas variáveis cujas diferenças foram estatisticamente significativas (p < 0,05). Os resultados concordam com a literatura que tem encontrado diferenças de sexo pequenas, não-significativas, na atribuição que qualidades fenomenais a memórias autobiográficas. Defende-se uma abordagem que integre evidências de qualidades fenomenais e reminiscência. Palavras-chave: memória autobiográfica; sexo; fenomenologia; emoção; reminiscência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Gauer, UFMG

Psicólogo, com Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor do Departamento de Psicologia da UFMG, pesquisador nas áreas de Psicologia Cognitiva, Epistemologia e História da Psicologia.

André Madsen da Silveira, UFMG

Estudante de graduação em psicologia na UFMG, bolsista de Iniciação Científica pela FAPEMIG.

William Barbosa Gomes, UFRGS

Psicólogo, PhD pela Southern Illinois University em Carbondale. Professor Associado no Departamento de Psicologia do Desenvolvimento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde coordena o Laboratório de Fenomenologia e Cognição; atualmente é Pesquisador 1-A do CNPq.

Downloads

Publicado

2008-11-26

Como Citar

Gauer, G., da Silveira, A. M., & Gomes, W. B. (2008). Intensidade Emocional de Memórias Autobiográficas: efeitos de sexo e ensaio repetido. Psico, 39(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/revistapsico/article/view/3773

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)