Habilidades sociais e sintomas psicopatológicos em professores do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.41079

Palavras-chave:

Habilidades sociais, ansiedade, depressão, estresse psicológico, professores escolares

Resumo

Habilidades Sociais (HS) são comportamentos socialmente adequados, fundamentais à docência e à saúde mental. O estudo, quantitativo transversal, objetivou avaliar e verificar a relação entre HS e sintomas depressivos, de ansiedade, estresse e ansiedade social em 94 professores municipais do Ensino Fundamental (M = 43,12 anos; DP = 9,12). Utilizou-se o IHS2-Del-Prette, o CASO e a DASS-21. Da amostra, 63% (n = 59) apresentaram repertório de HS médio e altamente elaborado, 70% (n = 66) sem ansiedade social; 2% e 5% com sintomas depressivos e de ansiedade moderados ou severos. Conversação assertiva e HS em geral associaram-se negativamente com depressão, ansiedade, estresse e ansiedade social. Abordagem afetivo-sexual, Expressão de sentimento positivo e Autocontrole e enfrentamento associaram-se negativamente com ansiedade social. Desenvoltura social associou-se negativamente aos sintomas depressivos. Concluiu-se que os participantes possuíam HS satisfatórias, sintomas mínimos depressivos, de ansiedade e de estresse, e poucos sintomas de ansiedade social; quanto mais HS, menos sintomas psicopatológicos.

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Biografia do Autor

Camila Heck, Atitus Educação, Passo Fundo, RS, Brasil.

Mestra em Psicologia pela IMED/Atitus Educação. Bolsista CAPES/PROSUP. Psicóloga Educacional na Prefeitura Municipal de Santa Rosa/RS.

Camila Rosa de Oliveira, Atitus Educação, Passo Fundo, RS, Brasil.

Pós-doutora em Psicologia e doutora em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Atitus Educação.

Márcia Fortes Wagner, Atitus Educação, Passo Fundo, RS, Brasil

Doutora e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Relações Interpessoais, Emoção, Comportamento e Cognição (GEPRIECC), Atitus Educação, Passo Fundo/RS.

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Publicado

2023-12-22

Como Citar

Heck, C., Rosa de Oliveira, C., & Fortes Wagner, M. (2023). Habilidades sociais e sintomas psicopatológicos em professores do Ensino Fundamental. Psico, 54(2), e41079. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.2.41079