Escala de potencial criativo no trabalho

análise dos itens via Teoria de Resposta ao Item

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.38184

Palavras-chave:

Avaliação Psicológica, Teoria de Resposta ao Item, Construção de instrumento, Construção de teste

Resumo

O presente estudo teve como objetivo realizar a análise dos itens da Escala de potencial criativo no trabalho. A amostra foi composta por 377 participantes, de 18 a 73 anos (M = 33,1; DP = 10,0). Para isso, realizou-se a análise das propriedades psicométricas dos itens, notadamente a estimação da sua dificuldade e medidas de ajuste. Duas análises foram conduzidas. Na primeira, por meio do Modelo de Créditos Parciais, verificou-se os índices de dificuldade dos itens e/ou o nível de habilidade necessária para que o sujeito endosse o conteúdo apresentado no item. Todos os itens que compõem o instrumento apresentaram índices de infit e outfit adequados, com exceção de dois itens. Foi possível, ainda, elaborar o mapa de itens, a fim de identificar aqueles que semostram mais proeminentes em discriminar indivíduos que apresentam nível de habilidade acima da média. De modo geral, os resultados encontrados nosestudos amparam evidências positivas de validade e precisão da escala. Sugere-se que novos estudos sejam conduzidos com o instrumental, notadamente sua normatização a fim de que o mesmo possa ser disponibilizado, futuramente, para uso profissional.

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Biografia do Autor

Gabriela Fabbro Spadari, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, SP, Brasil.

Doutora e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em
Campinas, SP, Brasil; com pós-doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em Campinas, SP, Brasil.

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, SP, Brasil.

Doutora e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em
Campinas, SP, Brasil; com pós-doutorado pela Universidade São Francisco (USF), em Campinas, SP, Brasil. Professora do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em Campinas, SP, Brasil.

Evandro Morais Peixoto, Universidade São Francisco (USF), Campinas, SP, Brasil.

Doutor e mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas),
em Campinas, SP, Brasil. Professor do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Universidade São Francisco (USF), em Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

Fabbro Spadari, G., Nakano, T. de C., & Peixoto, E. M. (2023). Escala de potencial criativo no trabalho: análise dos itens via Teoria de Resposta ao Item. Psico, 54(1), e38184. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2023.1.38184

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