Teste para identificação de sinais de dislexia

Comparação de desempenhos entre crianças com dislexia e outros transtornos do desenvolvimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.4.37093

Palavras-chave:

dislexia, teste psicológico, transtornos do neurodesenvolvimento

Resumo

Instrumentos de triagem podem auxiliar na caracterização das dificuldades acadêmicas e neuropsicológicas de indivíduos com Dislexia. O objetivo do estudo foi de verificar se haveria diferenças de desempenho no Teste para Identificação de Sinais de Dislexia (TISD) quando um grupo de crianças com Dislexia fosse comparado a outros grupos diagnósticos de crianças com Transtorno do Espectro Autista, nível 1 (TEA), Deficiência Intelectual (DI), Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Funcionamento Intelectual Limítrofe e Dificuldade Escolar. Participaram 172 crianças, com diagnóstico provindos de equipes interdisciplinares e médias de idade que variaram entre 8.75 (DP = 2.21) e 10,14 (DP = 2.36) anos. Foram realizadas análises de comparação e associação por meio da Análise Univariada da Variância e da Regressão Logística Multinomial, respectivamente. Os resultados indicaram que os grupos DI e TEA apresentaram desempenhos mais prejudicados. Adicionalmente, o TISD foi sensível para identificar diferenças entre os grupos Dislexia e TEA, com pior desempenho desse último. Entretanto, com os outros grupos, tais diferenças não foram observadas. Estudos complementares são necessários considerando maior casuística e efeitos de outras variáveis associadas aos transtornos estudados.

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Biografia do Autor

Rauni Jandé Roama-Alves, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Rondonópolis, MT, Brasil.

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em Campinas, SP, Brasil. Professor da Universidade Federal de Rondonópolis, em Rondonópolis, MT, Brasil.

Ricardo Franco de Lima, Universidade São Francisco (USF), Campinas, SP, Brasil.

Doutor em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil. Professor da Universidade São Francisco, em Campinas, SP, Brasil.

Tatiana de Cássia Nakano, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Campinas, SP, Brasil.

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em Campinas, SP, Brasil. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), em Campinas, SP, Brasil.

Sylvia Maria Ciasca, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Campinas, SP, Brasil.

Doutora em Neurociências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil. Professora da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Roama-Alves, R. J., Lima, R. F. de, Nakano, T. de C., & Ciasca, S. M. (2021). Teste para identificação de sinais de dislexia: Comparação de desempenhos entre crianças com dislexia e outros transtornos do desenvolvimento. Psico, 52(4), e37093. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2021.4.37093

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