A brincadeira como promotora da habilidade de comunicação intencional infantil: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.2.32844

Palavras-chave:

brincadeira, comunicação, intencionalidade

Resumo

Esse estudo apresenta de uma revisão sistemática de pesquisas que abordam a atividade de brincadeira conjunta em interações mãe-bebê como favorecedora da habilidade de comunicação intencional infantil. Essa revisão seguiu as recomendações metodológicas do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyse/ PRISMA e teve as buscas realizadas nas bases de dados Web of Science, Pubmed, Pepsic, Scielo, Indexpsi, PsycInfo e Lilacs e também na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os descritores utilizados foram “mother”, “baby”, “communication”, “intentionality” e “play”. A análise permitiu incluir 10 artigos e uma tese de doutorado que foram publicados entre 2008 e 2018. A pesquisa permitiu identificar a necessidade de ampliar os estudos sobre o tema com pesquisas que investiguem estilos interativos de bebês com adultos em diferentes grupos sociais, contextos diversos de aprendizado, e tipos de brincadeira que podem fomentar o desenvolvimento de habilidades de comunicação intencional.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Ramos Costa, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB.

Mestra em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba UFPB, João Pessoa, PB.

Vanessa Porto Alexandrino,  Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba UFPB, João Pessoa, PB.

Jéssica Andrade de Albuquerque, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB.

Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba UFPB, João Pessoa, PB.

Fabíola de Sousa Braz Aquino, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB.

Doutora em Psicologia Social pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB, João Pessoa, PB, Brasil), docente do Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Social (UFPB) em João Pessoa, PB.

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Publicado

2020-02-12

Como Citar

Costa, A. C. R., Alexandrino, V. P., Albuquerque, J. A. de, & Braz Aquino, F. de S. (2020). A brincadeira como promotora da habilidade de comunicação intencional infantil: uma revisão sistemática. Psico, 51(2), e32844. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2020.2.32844

Edição

Seção

Revisão Sistemática

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