Teoria da mente e habilidades sociais: estudo com crianças pré-escolares

Autores

  • Sara Del Prete Panciera Universidade Federal de São Paulo
  • Ariane Caserta Zeller Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.2.28190

Palavras-chave:

Teoria da mente, Habilidades sociais, Desenvolvimento sociocognitivo.

Resumo

A forma como a criança se relaciona socialmente está ligada à maneira como ela compreende o mundo social e, nesse sentido, busca-se conhecer como as mudanças que ocorrem na compreensão social da criança impactam seu comportamento na relação com outras pessoas. Este estudo teve o objetivo de verificar a existência de correlação entre o desenvolvimento de habilidades sociais e o da teoria da mente em crianças pré-escolares. Participaram da pesquisa 30 crianças de 5 anos de idade e suas professoras. Para a avaliação da teoria da mente foi utilizada a Escala de Tarefas, e para a avaliação das habilidades socais foi usado o Questionário de Comportamentos Socialmente Adequados, na sua versão para professores. Os resultados não mostraram associação entre as variáveis, sugerindo que a teoria da mente pode estar ligada a comportamentos sociais sem se expressar ou estar diretamente relacionada a um conjunto de habilidades sociais positivas.

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Biografia do Autor

Sara Del Prete Panciera, Universidade Federal de São Paulo

Psicologia do Desenvolvimento; Sociocognição

Departamento de Saúde, Educação e Sociedade

 

Ariane Caserta Zeller, Universidade Federal de São Paulo

Psicóloga

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Publicado

2018-08-24

Como Citar

Panciera, S. D. P., & Zeller, A. C. (2018). Teoria da mente e habilidades sociais: estudo com crianças pré-escolares. Psico, 49(2), 159–166. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2018.2.28190

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