As Atribuições de Causalidade no Ensino Fundamental: Relações com Variáveis Demográficas e Escolares

Autores

  • Natália Rodovalho Garcia Universidade Estadual de Campinas
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.17642

Palavras-chave:

Atribuições causais, Variáveis demográficas e escolares, Ensino fundamental.

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar as atribuições de causalidade para sucesso e fracasso escolar, bem como verificar se existem relações entre essas atribuições e variáveis como sexo, repetência, idade e escolaridade. Participaram do estudo 275 alunos do 5º ao 9º ano de uma escola pública de Minas Gerais. A coleta de dados foi realizada por meio de um Questionário Demográfico e de uma Escala de Avaliação das Atribuições de Causalidade para Sucesso e Fracasso Escolar. Os dados foram analisados de acordo com os procedimentos da estatística descritiva e inferencial. A maioria dos participantes atribuiu a causas internas e controláveis os resultados escolares. Relações significantes entre as atribuições de causalidade e as variáveis demográficas e escolares foram encontradas. Os dados são discutidos em termos do importante papel da escola na promoção de atribuições causais compatíveis com a aprendizagem de qualidade.

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Publicado

2015-04-22

Como Citar

Garcia, N. R., & Boruchovitch, E. (2015). As Atribuições de Causalidade no Ensino Fundamental: Relações com Variáveis Demográficas e Escolares. Psico, 46(2), 176–187. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.17642

Edição

Seção

Artigos