Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: análise por gênero, série escolar e idade

Autores

  • katya luciane Oliveira Universidade Estadual Londrina
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas
  • Acácia Aparecida Angeli Santos Universidade São Francisco

Palavras-chave:

estratégias cognitivas, estratégias metacognitivas, gênero.

Resumo

Estratégias de aprendizagem abrangem os recursos que os alunos empregam no momento do estudo e da aprendizagem, visando viabilizar o efetivo armazenamento, recuperação e utilização da informação. Este estudo visou levantar possíveis diferenças na utilização das estratégias de aprendizagem de alunos do ensino fundamental, considerando o gênero, a série escolar e a idade dos participantes. Participaram 815 alunos de 2ª a 8ª série do ensino fundamental de escolas públicas e privadas de São Paulo e Minas Gerais. A Escala de Estratégias de Aprendizagem, na sua versão de 37 itens, foi aplicada coletivamente. Por meio do teste t de Student foi possível evidenciar diferença estatisticamente significante entre os gêneros na pontuação da Escala de estratégias de aprendizagem. A ANOVA e o teste post-hoc de Tukey também revelaram diferenças significantes na pontuação da escala em razão da série escolar e idade dos alunos. Os dados são discutidos em termos de suas implicações educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

katya luciane Oliveira, Universidade Estadual Londrina

Professora adjunta doutora do Depto de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina.

Evely Boruchovitch, Universidade Estadual de Campinas

Professora da Pós-graduação Stricto Sensu em Educação da FAculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas

Acácia Aparecida Angeli Santos, Universidade São Francisco

Professora da Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade São Francisco

Downloads

Publicado

2011-01-12

Como Citar

Oliveira, katya luciane, Boruchovitch, E., & Santos, A. A. A. (2011). Estratégias de aprendizagem no ensino fundamental: análise por gênero, série escolar e idade. Psico, 42(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistapsico/article/view/6273

Edição

Seção

Artigos