Excesso de luz também cega

Uma análise comparativa das percepções de jornalistas da televisão e da internet

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.42288

Palavras-chave:

Jornalismo Tradicional, Jornalismo na Internet, Profissão, Credibilidade

Resumo

Este artigo apresenta resultados de estudo destinado a analisar como jornalistas de emissoras de televisão tradicionais e da internet percebem a profissão na atualidade, sobretudo em relação ao papel social e educativo do jornalismo e comportamentos requeridos ao profissional. Foram realizadas entrevistas com 24 jornalistas de emissoras de TV tradicionais e da internet localizadas no Estado de Minas Gerais. Os dados obtidos revelam percepções convergentes entre os profissionais entrevistados. Ou seja, ainda que a internet seja um espaço novo e aparentemente menos preocupado com regras, a essência do jornalismo é percebida de forma semelhante pelos profissionais da TV tradicional e da internet. Essência lembrada de forma recorrente nas entrevistas com expressões como “orgulho da profissão”, “credibilidade” e “verdade”. Quanto a sua contribuição, este estudo representa um avanço ao comparar dados e percepções sobre o trabalho de jornalistas de emissoras de TV tradicionais e da internet. Sobre essa última, em particular, há discussões escassas na literatura sobre o tema. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica Cristina Pereira Lima-Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas); especialista em Mídias Sociais pela Universidade Aberta de Minas Gerais; graduada em Comunicação Social pelo Centro Universitário Newton Paiva. 

Carolina Maria Mota-Santos, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutora e mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professora no Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professora da FAPSI (PUC Minas), em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Antônio Moreira de Carvalho Neto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, MG, Brasil.

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com doutorado sanduíche no Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política; mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte, MG, Brasil.

Daniela Martins Diniz, Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), São João del-Rei, MG, Brasil.

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em São João del Rei, MG, Brasil.

Referências

ALBUQUERQUE, A. A obrigatoriedade do diploma e a identidade jornalística no Brasil: um olhar pelas margens. Revista Contracampo, [S. I.], v. 1, n. 14, p. 71-89, 2006. Disponível em: https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17418. Acesso em: 14 set. 2019. DOI: https://doi.org/10.22409/contracampo.v0i14.564

BAUER, M. W.; GASKELL, G (ed.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2017.

BOCCHINI, M. O.; REIMÃO, S. Participação da mulher na mídia. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2006.

BONASIO, V. Televisão: manual de produção & direção. Belo Horizonte: Ed. Leitura, 2002.

BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Oeiras: Celta Editora, 1997.

BUCCI, E. Sobre ética e imprensa, São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

DANTAS, J. B. A.; FALCÃO, P. D. O. Mídia Ninja, Jornalismo Cidadão Online e a Profissionalização do Jornalista no Brasil. Âncora Revista Latino-americana de Jornalismo, João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 97-110, jan./jun. 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/ancora/article/download/42046/20965/101843. Acesso em: 4 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2018v5n1.42046

DANTAS, J. B. A. et al. Precarização e Mudanças Estruturais no Jornalismo: Reflexões Sobre Tendências Teóricas. Mediapolis: Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público, Coimbra, n. 5, p. 39-49, 2017. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34618. Acesso em: 20 jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.14195/2183-6019_5_3

DUNN, M. Digital work: New opportunities or lost wages? American Journal of management, [S. I.], v. 17, n. 4, p. 10-27, 2017. Disponível em: https://articlegateway.com/index.php/AJM/article/view/1733/1646. Acesso em: 20 fev. 2019.

FERNANDES, K.; PRESSER, N. H. Jornalismo policial e o bolsonarismo: a desinformação como estratégia de dominação simbólica na TV. INTERIN, [S. I.], v. 26, n. 2, p. 154-172, jul./dez. 2021. Disponível em: https://seer.utp.br/index.php/i/issue/view/154. Acesso em: 14 jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.35168/1980-5276.UTP.interin.2021.Vol26.N2.pp154-172

FERREIRA, S. D. L.; BIANCHETTI, L. Televisão on-line e possibilidades para a educação interativa. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 109-124, 2018. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/4796.Acesso em: 7 jan. 2019.

FIGARO, R. Comunicação e trabalho: as mudanças no mundo do trabalho nas empresas de comunicação. São Paulo: Fapesp, 2008. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/comunicacaoetrabalho/publicacoes_cpct/as-mudancas-no-mundo-do-trabalho-nas-empresas-de-comunicacao. Acesso em: 4 maio 2022.

FRANÇA, V. V. Crítica e metacrítica: contribuição e responsabilidade das teorias da comunicação. MATRIZes, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 101-116, jan./jun. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p101-116. Acesso em: 13 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p101-116

GOMES, M. B. A imagem pública de Lula e eleições presidenciais brasileiras (1989/2002). In: CONGRESSO DA COMPOL (Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação e Política), 1., 2006, Salvador. Anais [...]. Salvador: UFBA, 2006. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/bocc-bolshaw-lula.pdf. Acesso em: 1 dez. 2019.

KOVACH, B.; ROSENSTIEL, T. All News Media Inc. New York Times, [S. I.], 7 jan. 2003. Opinion. Disponível em: https://www.nytimes.com/2003/01/07/opinion/all-news-media-inc.html. Acesso em: 18 maio 2019.

LENZI, A. Jornalismo nativo digital brasileiro: Um estudo de caso do Nexo. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 1-14, jan./dez. 2020. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/36102/26279. Acesso em: 10 set. 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2020.1.36102

LOUREIRO, L. M. Convergência e hipermodernidade: emerge a TV do ego. Prisma. Com, [S. I.], n. 7, p. 315-338, 2008. Disponível em: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/2068. Acesso em: 10 jun. 2019.

MÉDOLA, A. S. L. D.; SILVA, E. S. Segunda tela e a reconfiguração das práticas comunicacionais no processo de fruição de televisão. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p. 145-164, jan./mar. 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/19107/13116. Acesso em: 12 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2015.1.19107

MICK, J. Trabalho jornalístico e convergência digital no Brasil: um mapeamento de novas funções e atividades. Revista Pauta Geral - Estudos em Jornalismo, Ponta Grossa, v. 2, n. 1, p. 15-37, jan./jun. 2015. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=&ved=2ahUKEwiR38Tz1Mn5AhU9HrkGHVBQDyoQFnoECAQQAQ&url=https%3A%2F%2Fdialnet.unirioja.es%2Fdescarga%2Farticulo%2F5257521.pdf&usg=AOvVaw0Xt7BStKXlYVhursP9C6RX. Acesso em: 10 jun. 2019.

MIGUEL, L. F.; BIROLI, F. Gênero e política no jornalismo brasileiro. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 15, n. 36, p. 24-39, ago. 2008. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/4412. Acesso em: 14 jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.36.4412

MELUCCI, A. A invenção do presente: movimentos sociais nas sociedades complexas. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

MILLER, T. A televisão acabou, a televisão virou coisa do passado, a televisão já era. In: FREIRE FILHO, J. J. (ed.). A televisão em transição: tendências da programação no Brasil e no mundo. Porto Alegre: Sulina, 2009. p. 95-102.

OLIVEIRA SOBRINHO, J. B. O livro do Boni. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2011. 119 p.

PALACIOS, R. A. Presidenta, mulher sapiens e outras coisa mais: os discursos de preconceito de gênero nas publicações da mídia e sua relação com a construção da imagem da presidente Dilma Rousseff. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) – Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2017. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br:8080/jspui/handle/riu/1761. Acesso em: 5 ago. 2019.

PERFIL do Jornalista Brasileiro 2021: características sociodemográficas, políticas, de saúde e do trabalho. Coordenação geral de Samuel Pantoloja Lima; Coordenação de Jacques Mick et al. Florianópolis: Quorum Comunicações, 2022. Disponível em: https://perfildojornalista.ufsc.br. Acesso em: 4 maio 2020.

PINHEIRO-MACHADO, R.; SCALCO, L. M. From hope to hate: The rise of conservative subjectivity in Brazil. HAU: Journal of Ethnographic Theory, [S. I.], v. 10, n. 1, p. 21-31, 2020. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/abs/10.1086/708627?mobileUi=0&. Acesso em: 20 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.1086/708627

PITHAN, L. H.; VACLAVIK, M. C.; OLTRAMARI, A. P. Vulnerable careers: analysis of media layoffs as a turning point for journalists. Cadernos EBAPE. BR, [S. I.], v. 18, n. 1, p. 158-171, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cebape/a/sPLgqsqNPrXV4dRxPw6J4fK/?format=pdf&lang=en. Acesso em: 15 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1679-395173439x

PONTEROTTO, D. Trivializing the female body: A cross-cultural analysis of the representation of women in sports journalism. Journal of International Women’s Studies, [S. I.], v. 15, n. 2, p. 94-111, 2014. Disponível em: https://vc.bridgew.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1755&context=jiws. Acesso em: 15 ago. 2020.

RIDDER, H. G.; HOON, C.; MCCANDLESS, A. The theoretical contribution of case study research to the field of strategy and management. In: KETCHEN, D. J.; BERGH, D. D. (ed.). Research methodology in strategy and management. [S. I.]: Emerald Group Publishing Limited, 2009. p. 137-175. DOI: https://doi.org/10.1108/S1479-8387(2009)0000005007

SILVA, A. F. Porque é que as fake news se transformaram em protagonistas do jornalismo contemporâneo? Comunicação Pública, [S. I.], v. 14, n. 26, p. 1-12, 2019. Disponível em: https://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/149. Acesso em: 25 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.4000/cp.4139

SILVA, M. V. Masculino, o gênero do jornalismo: modos de produção das notícias. Florianópolis: Insular, 2014.

SILVA, M. V. Saberes para a profissão, sujeitos possíveis: um olhar sobre a formação universitária dos jornalistas e as implicações dos regimes de poder-saber nas possibilidades de encontro com a alteridade. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação) – Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/118550. Acesso em: 25 jun. 2020.

SILVA, A. H.; FOSSÁ, M. I. T. Análise de conteúdo: exemplo de aplicação da técnica para análise de dados qualitativos. Dados em Big Data, [S. I.], v. 1, n. 1, p. 23-42, 2017. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EnEPQ129.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

SILVA, F. P. D.; PORCELLO, F. A. C. Quando o repórter aparece na TV: o corpo e a voz da notícia no telejornalismo. Estudos em Comunicação, Covilhã, n. 22, p. 123-164, maio 2016. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/143300. Acesso em: 19 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.20287/ec.n22.a07

SILVEIRA, J. R. O jornalista na comunicação das organizações: cultura profissional e autopercepção. 2010. 319 f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Universidade de Brasília, Université de Rennes I, Brasília, 2010. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/8863. Acesso em: 10 jul. 2019.

SIQUEIRA, A. M. C. Caráter do jornalista: encontros e desencontros entre teoria e prática. 2014. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

SIQUEIRA, F. C. Telejournalism in Transformation: The Co-Production of New News-Values. Brazilian Journalism Research, [S. I.], v. 13, n. 2, p. 141-155, 2017. Disponível em: https://bjr.sbpjor.org.br/bjr/article/view/977. Acesso em: 1 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.25200/BJR.v13n2.2017.977

RODEMBUSCH, R. S.; BONAMIGO, D. The culture of participation in Brazilian public television: a study of the program Nation from TVE/RS. EPTIC, [S. I.] v. 19, n. 3, p. 189-205, 2017. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/eptic/article/download/7227/5814. Acesso em: 1 set. 2020.

THIBES, A.; NICOLETTI, J. Evolução salarial dos jornalistas de 2005 a 2015: Indicativos de precarização do trabalho. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO – SBPJOR, 15., 2017, São Paulo. Anais [...]. São Paulo: ECA/USP, 2017.

TOURINHO, C. A. M. Telejornalismo: em busca de um novo paradigma. Estudos em Jornalismo e Mídia, [S. I.] v. 7, n. 1, p. 19-29, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2010v7n1p19. Acesso em: 12 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1984-6924.2010v7n1p19

TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo. Uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular. 2012. v. 2.

TRAVANCAS, I. Juventude e Televisão: um estudo de recepção do Jornal Nacional. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2007.

VELOSO, A. M. C.; VASCONCELOS, F. M. de; FERREIRA, L. As duas faces do sexismo na mídia: como Marcela Temer e Dilma Rousseff (PT) são retratadas pela Veja e IstoÉ. Revista Observatório, [S. I.], v. 3, n. 1, p. 58-83, 30 mar. 2017. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3133. Acesso em: 17 set. 2020. DOI: https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p58

VINUTO, J. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, Campinas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977. Acesso em: 17 jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977

VIZEU, A. P.; CERQUEIRA DA SILVA, L. J. 65 anos de televisão: o conhecimento do telejornalismo e a função pedagógica. Revista FAMECOS, Porto Alegre, v. 23, n. 3, set./dez. 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/22638/14600. Acesso em: 13 jul. 2019. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.3.22638

WOLFF, M. Televisão é a nova televisão. Rio de Janeiro: Globo Livros, 2015.

Downloads

Publicado

2022-11-29

Como Citar

Lima-Souza, Érica C. P., Mota-Santos, C. M., Neto, A. M. de C., & Diniz, D. M. (2022). Excesso de luz também cega: Uma análise comparativa das percepções de jornalistas da televisão e da internet. Revista FAMECOS, 29(1), e42288. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.42288

Edição

Seção

Jornalismo