Diário de um consumidor e o consumo de amanhã
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.27085Keywords:
consumo, publicidade, literatura.Abstract
A narrativa literária se materializa em variados formatos, entre eles o diário, no qual o indivíduo enunciador escreve sobre suas vivências cotidianas. Ainda que existam diários lastreados na realidade, como O diário de Anne Frank, histórias ficcionalizadas no formato de diários são frequentes na literatura e, em ambos os casos, podemos estudar, por meio desses relatos, valores da época em que foram escritos. Como em outros estudos, que integram nossa pesquisa sobre aspectos do consumo a partir de obras literárias, vamos investigar aspectos desse fenômeno central e complexo do mundo contemporâneo por meio do conto Semplica girl – Os diários, do escritor norte-americano George Saunders. Para isso, mobilizaremos conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, da linguagem publicitária e teorias sobre o consumo (material e simbólico).
Downloads
References
ADONIS. Poemas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ARISTÓTELES. Tópicos. Coleção os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo – A transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
BETTETINI, Gianfranco. La conversación audiovisual. Barcelona: Cátedra, 1996.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
CARRASCOZA, João Anzanello. Estratégias criativas da publicidade – Consumo e narrativa publicitária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.
______ . Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Futura, 2005.
GIANNETTI DA FONSECA, Eduardo. O valor do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
KAVÁFIS, K. Poemas. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1982.
PERELMAN, Chaim. & OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ROCHA, Everardo; FRID, Marina; CORBO, William. Paraíso do consumo – Émile Zola, a magia e os grandes magazines. Rio de Janeiro: PUC Rio/Mauad, 2016.
SAUNDERS, George. Dez de dezembro. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright
The submission of originals to Revista Famecos implies the transfer by the authors of the right for publication. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication. If the authors wish to include the same data into another publication, they must cite Revista Famecos as the site of original publication.
Creative Commons License
Except where otherwise specified, material published in this journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International license, which allows unrestricted use, distribution and reproduction in any medium, provided the original publication is correctly cited.