Diário de um consumidor e o consumo de amanhã
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.27085Palavras-chave:
consumo, publicidade, literatura.Resumo
A narrativa literária se materializa em variados formatos, entre eles o diário, no qual o indivíduo enunciador escreve sobre suas vivências cotidianas. Ainda que existam diários lastreados na realidade, como O diário de Anne Frank, histórias ficcionalizadas no formato de diários são frequentes na literatura e, em ambos os casos, podemos estudar, por meio desses relatos, valores da época em que foram escritos. Como em outros estudos, que integram nossa pesquisa sobre aspectos do consumo a partir de obras literárias, vamos investigar aspectos desse fenômeno central e complexo do mundo contemporâneo por meio do conto Semplica girl – Os diários, do escritor norte-americano George Saunders. Para isso, mobilizaremos conceitos da Análise do Discurso de linha francesa, da linguagem publicitária e teorias sobre o consumo (material e simbólico).
Downloads
Referências
ADONIS. Poemas. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ARISTÓTELES. Tópicos. Coleção os Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo – A transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2008.
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
BETTETINI, Gianfranco. La conversación audiovisual. Barcelona: Cátedra, 1996.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CANCLINI, Néstor García. Consumidores e cidadãos: conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1995.
CARRASCOZA, João Anzanello. Estratégias criativas da publicidade – Consumo e narrativa publicitária. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2015.
______ . Razão e sensibilidade no texto publicitário. São Paulo: Futura, 2005.
GIANNETTI DA FONSECA, Eduardo. O valor do amanhã. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
KAVÁFIS, K. Poemas. Rio de Janeiro: Nova fronteira, 1982.
PERELMAN, Chaim. & OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da argumentação: a nova retórica. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
ROCHA, Everardo; FRID, Marina; CORBO, William. Paraíso do consumo – Émile Zola, a magia e os grandes magazines. Rio de Janeiro: PUC Rio/Mauad, 2016.
SAUNDERS, George. Dez de dezembro. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Famecos implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Famecos como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.