Pasolini. Das modulações das formas fílmicas.

Autores

  • Sylvia Beatriz Bezerra Furtado Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto de Cultura e Arte, Fortaleza, Ceará

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.24956

Palavras-chave:

Pasolini, Formas Fílmicas, Modulações

Resumo

Este artigo é um diálogo com alguns dos escritos de Pasolini sobre cinema, em especial com as transcrições de gravações de conversas realizadas em diferentes
momentos de filmagens em La Voz de Pasolini, publicado no ano 2000, em Madrid, e nos textos, de 1957-1974, reunidos em livro pela Cahiers du Cinema, nos escritos sobre o cinema, quando Pasolini fala dos embates na construção de planos, com a inserção da luz em determinadas cenas e na forma de dirigir atores. Trata-se de entender como as formas fílmicas respondem a demandas do realizador que faz um cinema de modulações da matéria do mundo, trabalhadas em enquadramentos breves, em ápices dramáticos, em formulações dos gestos na montagem e em movimentos de câmera precisos com o objetivo de inscrever uma forma no embate com as sobreexposições das luzes sobre os corpos.

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Biografia do Autor

Sylvia Beatriz Bezerra Furtado, Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto de Cultura e Arte, Fortaleza, Ceará

Professora Dra. do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da linha de pesquisa em Fotografia e Audiovisual, do Instituto de Arte e Cultura, da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2017-03-24

Como Citar

Bezerra Furtado, S. B. (2017). Pasolini. Das modulações das formas fílmicas. Revista FAMECOS, 24(2), ID24956. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.2.24956

Edição

Seção

Cinema