DJ Jesus Luz?! Controvérsias, capital subcultural e performance de gosto em uma cena de música eletrônica

Autores

  • Simone Pereira de Sá Universidade Federal Fluminense
  • Beatriz Polivanov Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.20971

Palavras-chave:

Cena Musical, Controvérsia, Capital subcultural

Resumo

O artigo tem como questão central discutir questões de gosto, valor, e disputas simbólicas (Bourdieu; 2008, Thornton;1996; Frith; 1996) de atores de uma cena de música eletrônica brasileira (Straw; 1991). Para tal, focamos nossa análise no caso do modelo Jesus Luz, que namorou Madonna e posteriormente se tornou DJ, suscitando uma série de polêmicas relacionadas à autenticidade de suas performances. O caso de Jesus Luz será tratado como uma controvérsia (Latour; 1994; 2005) que nos permite apreender a performance de gosto (Hennion, 2003; 2007) dos atores da cena eletrônica “em ação”. 

 

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Biografia do Autor

Simone Pereira de Sá, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Comunicação e Cultura, Professora do Departamento de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Bolsista do CNPq - PQ 1D

Beatriz Polivanov, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Comunicação pelo PPGCOM/UFF. Professora do mesmo Programa e do Curso de Mídia da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2015-11-11

Como Citar

Pereira de Sá, S., & Polivanov, B. (2015). DJ Jesus Luz?! Controvérsias, capital subcultural e performance de gosto em uma cena de música eletrônica. Revista FAMECOS, 23(1), ID20971. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2016.1.20971

Edição

Seção

Mídia e Cultura

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