O imaginário da diferença: identidade e etnocentrismo na publicidade sobre o Brasil

2016-09-29

O artigo “O imaginário da diferença: identidade e etnocentrismo na publicidade sobre o Brasil”, dos pesquisadores Denise da Costa Oliveira Siqueira (UERJ) e Euler David de Siqueira (UFJF), se insere em uma reflexão sobre a produção de sentidos tendo a comunicação, a cidade e o turismo como elementos centrais na construção de chamadas fronteiras étnicas ou da enticidade. As principais contribuições ao campo da comunicação portam sobre o papel que a mídia assume ao reproduzir concepções estereotipadas da alteridade.O trabalho também contribui para o avanço da pesquisa ao buscar identificar e conhecer melhor as relações entre a comunicação e a produção do discurso publicitário e turístico. Segundo os autores, a pesquisa desvela a presença do etnocentrismo em uma campanha publicitária que em um primeiro momento afirma precisamente o contrário: ela exalta a diferença quando na verdade se coloca como centro da relação contrastiva “nós x eles”. Leia o artigo completo no link abaixo.

 https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/23286/14606