A retórica visual da pós-modernidade

Autores/as

  • Flávio V. Cauduro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Pedro Perurena

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4807

Palabras clave:

Retórica visual, publicidade, pós-modernidade

Resumen

Em um trabalho anterior,(Cauduro 2005b), apresentamos uma possível classificação das imagens contemporâneas (pós-modernas) em dez categorias, buscando mostrar traços típicos que as diferenciavam daquelas consideradas modernas. Salientamos como as representações visuais ditas pós-modernas podem ampliar a liberdade de criação dos comunicadores visuais. Na análise abaixo, verificamos a presença efetiva de tais características visuais nas campanhas publicitárias mundiais contemporâneas, utilizando os exemplos selecionados pela revista bimestral Lürzer's Archive, como representativos dos anúncios mais criativos no mundo. A seleção abrangeu os exemplos publicados na revista a partir do segundo bimestre de 2005 até o final do primeiro bimestre de 2006, período que compreendeu 6 edições consecutivas dessa publicação.

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Biografía del autor/a

Flávio V. Cauduro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pedro Perurena

Diretor de arte e designer

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Publicado

2009-01-27

Cómo citar

Cauduro, F. V., & Perurena, P. (2009). A retórica visual da pós-modernidade. Revista FAMECOS, 15(37), 107–114. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4807

Número

Sección

Espectacularización contemporánea