A "geração podcasting" e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento

Autores/as

  • Micael Herschmann Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcelo Kischinhevsky Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4806

Palabras clave:

Espetáculo, rádio, podcasting

Resumen

Buscou-se repensar a importância da espetacularização e da alta visibilidade como fatores que permitiriam aos atores sociais “negociar” sentidos e significados na sociedade contemporânea. Considera-se as apropriações das novas tecnologias um estudo de caso que permite avaliar as possibilidades de construção de linhas de fuga na sociedade atual, marcada por uma forte presença dos media e do entretenimento. Analisou-se o novo nicho de produção e consumo midiático viabilizado pela convergência tecnológica – especificamente o podcasting, modalidade de rádio sob demanda –, repensando a atuação dos usuários no estabelecimento de formas inovadoras de sociabilidade e mediação socioculturais.

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Biografía del autor/a

Micael Herschmann, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicação Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Marcelo Kischinhevsky, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

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Publicado

2009-01-27

Cómo citar

Herschmann, M., & Kischinhevsky, M. (2009). A "geração podcasting" e os novos usos do rádio na sociedade do espetáculo e do entretenimento. Revista FAMECOS, 15(37), 101–106. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4806

Número

Sección

Espectacularización contemporánea