Ah, se tu soubesses como sou tão Carinhoso!

Música, marcas sonoras e a memória da cultura midiática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.40994

Palavras-chave:

Marca sonora., Memória musical, Memória midiática

Resumo

Este texto parte do conceito de “marca sonora” (sound branding) para analisar algumas razões possíveis da inesperada resposta dos usuários do Metrô paulistano à iniciativa de incluir música nas estações e trens. Em síntese: tendo sido escolhida a “Toccata”, das Bachianas, n.º 2 (Villa-Lobos), como sinal sonoro (SCHAFER, 2011), acabou ela sendo identificada como “Carinhoso” (Pixinguinha). Consideram-se, dentre as razões principais: a) a semelhança formal entre ambas; e b) a associação entre obra musical e memória do ouvinte se deva, em parte, à capacidade de movência dos textos (ZUMTHOR, 1997). O texto apresenta uma breve descrição da trajetória de “Carinhoso” no disco e no cinema. Em conclusão mostra-se que a permanência na cultura midiática garante a longevidade da obra, ao mesmo tempo em que a música compõe a própria cultura midiática.

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Biografia do Autor

Heloísa de Araújo Duarte Valente, Universidade Paulista (UNIP), São Paulo, SP, Brasil.

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil; professora titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Midiática da Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo, SP, Brasil e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Música (ECA-USP), na mesma cidade.

Paulo Henrique de Oliveira Lopes, Universidade Nove de Julho (Uninove), São Paulo, SP, Brasil.

Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Paulista (UNIP), em São Paulo, SP, Brasil; publicitário e professor dos cursos de Publicidade e Propaganda e Rádio e Televisão da Universidade Nove de Julho (Uninove), em São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2021-08-20

Como Citar

Valente, H. de A. D., & Lopes, P. H. de O. (2021). Ah, se tu soubesses como sou tão Carinhoso! Música, marcas sonoras e a memória da cultura midiática. Revista FAMECOS, 28(1), e40994. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2021.1.40994

Edição

Seção

Mídia e Cultura