Out of Nowhere

A história antes das últimas fotografias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.40912

Palavras-chave:

Miguel Rio Branco, Pós-fotografia, Teoria da imagem

Resumo

O presente texto se debruçará sobre o conjunto de obras ‘Out of Nowhere’ (do nada) do fotógrafo Miguel Rio Branco. Analisaremos sobretudo as imagens relativas à academia de boxe Santa Rosa. Sua produção se caracteriza tanto pelo singular uso da cor quanto pelo interesse em personagens marginalizados. Em termos afirmativos, dá a ver relações temporais inauditas, cujas intensidades religam um passado de esquecimento e presença corporal. Tal movimento prenuncia a passagem ao que se tentou denominar como “pós-fotografia”.

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Biografia do Autor

Gustavo Chataignier, Universidad Católica del Maule (UCM), Talca, Chile.

Doutor em filosofia pela Universidade de Vincennes-Saint-Denis-Paris VIII, em Paris, França. Pesquisador associado ao Laboratório das lógicas contemporâneas da filosofia, Universidade de Vincennes-Saint-Denis-Paris VIII. Professor na Universidad Católica del Maule (UCM), em Talca, Chile.

Leandro Pimentel, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Doutor em Tecnologias da Comunicação e Estéticas pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Professor associado da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2022-06-23

Como Citar

Chataignier, G., & Pimentel, L. (2022). Out of Nowhere: A história antes das últimas fotografias. Revista FAMECOS, 29(1), e40912. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2022.1.40912

Edição

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