Mídia eletrônica e um convite à colaboração em projetos artísticos e culturais

Autores/as

  • Karla Schuch Brunet Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3454

Palabras clave:

Mídia, colaboração, tecnologia

Resumen

Este trabalho propõe-se a mostrar práticas que usam mídia eletrônica para auxiliar no processo de colaboração em projetos artísticos e culturais. Projetos que usam a internet, telefonia celular, GPS, redes wi-fi,dentre outros meios, conseguem mobilizar um grande número de pessoas a colaborarem, a produzirem e a terem um posicionamento ativo. Também é objetivo deste trabalho um convite à colaboração sendo que muitos destes projetos só funcionam se as pessoas participarem. Iniciativas existem muitas, o que falta é criar no público uma educação para a atividade. A mídia eletrônica possibilita e facilita criações artísticas e culturais, cabe aos educadores e produtores culturais desenvolver habilidades e motivação para tal.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Karla Schuch Brunet, Universidade Federal da Bahia

Professora da Universidade Federal da Bahia

Citas

BAIGORRI, Laura. El futuro ya no es lo que era. De la Guerrilla Television a la Resistencia en la red. Aleph-arts, 1998. Disponível em: http://aleph-arts.org/pens/baigorri.html. Acesso em: nov. 2005.

BENKLER, Yochai. The Political Economy of Commons. Upgrade, 2003. Disponível em: http://www.benkler.org/Upgrade-Novatica%20Commons.pdf

GERE, Charlie. Digital culture. London: Reaktion Books, 2002.

HARDIN, Garrett. The Tragedy of the Commons. Science, 1968. Disponível em: http://www.garretthardinsociety.org/articles/art_tragedy_of_the_commons.html.

HELD, John. The Mail Art Exhibition: Personal Worlds to Cultural Strategies. In: CHANDLER, Annmarie; NEUMARK, Norie (Ed.). At a distance: precursors to art and activism on the Internet. Cambridge, Mass: MIT Press, 2005.

HIGGINS, Hannah. Fluxus experience. Berkeley: University of California Press, 2002.

LATOUR, Bruno. There is no information, only transformation. An Interview with Bruno Latour. In: LOVINK, Geert (Ed.). Uncanny networks: dialogues with the virtual intelligentsia. Cambridge, Mass: MIT Press, 2002.

LESSIG, Lawrence. The future of ideas: the fate of the commons in a connected world. New York: Random House. 2001.

LEVINSON, Paul. Digital McLuhan: a guide to the information millennium. London, New York: Routledge, 1999.

MANOVICH, Lev. The language of new media. Cambridge, Mass: MIT Press, 2002.

PERKINS, Stephen. Assembling Magazines and Alternative Artists' Network. In: CHANDLER, Annmarie; NEUMARK, Norie (Ed.). At a distance: precursors to art and activism on the Internet. Cambridge, Mass: MIT Press, 2005.

RIBEIRO, Ana Elisa. Os enciclopedistas franceses rolam nos túmulos. Digestivo Cultural, 2007. Disponível em: http://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=2251.

ROSAS, Ricardo. The Revenge of Lowtech: Autolabs, Telecentros and Tactical Media in São Paulo. In: Sarai Reader. Delhi: Sarai Programme, CSDS, 2004.

SMITH, Owen F. Fluxus Praxis: An Exploration of Connections, Creativity, and Community. In: CHANDLER, Annmarie; NEUMARK, Norie (Ed.). At a distance: precursors to art and activism on the Internet. Cambridge, Mass: MIT Press, 2005.

TREND, David. The crisis of meaning in culture and education. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1995.

TRIBE, Mark; JANA, Reena. Arte y nuevas tecnologías. Köln, Germany: Taschen, 2006.

VIRILIO, Paul. La grande optique. In: WEIBEL, Peter (Ed.). Zur Rechtfertigung der hypothetischen Natur der Kunst und der Nicht-Identität in der Objektwelt. Köln: Tanja Grunert, 2000.

Publicado

2008-04-14

Cómo citar

Brunet, K. S. (2008). Mídia eletrônica e um convite à colaboração em projetos artísticos e culturais. Revista FAMECOS, 14(34), 67–73. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.34.3454

Número

Sección

Televisión y comunicación