Trajetórias teórico-conceituais da Comunicação Organizacional
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3729.2006.31.3392Palabras clave:
Comunicação, comunicação organizacional, teoriaResumen
As diferentes perspectivas desenvolvidas pelos autores têm procurado evidenciar a relevância da comunicação organizacional para as organizações. O elo comum entre eles é a preocupação em conceituá-la e (re)definir o seu campo de abrangência. O presente artigo objetiva, portanto, resgatar essas diferentes perspectivas quer do ponto de vista das teorias, quer do ponto de vista dos autores.Descargas
Citas
BAUDRILLARD, Jean. O sistema dos objetos. São Paulo: Perspectiva, 1993.
BLIKSTEIN, Izidoro; ALVES, Mario Aquino e GOMES, Mauro Tapias. Nota técnica: os estudos organizacionais e a comunicação no Brasil. In: CLEGG, Stewart; R. HARDY, Cyntiae NORD, Walter R. (Org.) Handbook de estudos organizacionais. Ação e análise organizacionais. v. 3. São Paulo: Atlas, 2004.
CASALI, Adriana. Comunicação organizacional em fusões e aquisições internacionais. 2006. 202p. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis: Santa Catarina, 2006.
DANIELS, Tom D.; SPIKER, Barry; PAPA, Michael. Perspectives on organizational communication. Dubuque: Brown & Benchmark Publishers, 1997.
EISENBERG, Eric M. e GOODALL, Jr. H.L. Organizational communication:balancing, creativity and constraint. 2. ed. New York: St Martin’s Press, 1997.
GOLDHABER, Gerald M. Comunicación organizacional. México: Editorial Diana, 1991.
HALL, Richard. Organizações: estrutura e processos. (Trad.. Wilma Ribeiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil, 1984.
LITE, Marisa del Pozo. Cultura empresarial y comunicación interna: su influencia en la gestión estratégica. Madrid: Fragua Editorial, 1997.
KREPS, Gary L. Organizational communication: theory and pratice. 2. ed. New York: Longman, 1990.
KUNSCH, Margarida M. K. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. São Paulo: Summus, 2003.
______. Os campos científicos de relações públicas e comunicação organizacional: tendências e perspectivas. Comunicação e Sociedade, São Bernardo do Campo, v. 24, jan./jun. 2003.
MARCONDES FILHO, Cyro. Até que ponto, de fato, nos comunicamos? Uma reflexão sobre o processo de individuação e formação. São Paulo: Paulus, 2004.
PUTNAM, Linda; PHILLIPS, Nelson; CHAPMAN, Pamela. Metáforas da comunicação organizacional. In: CLEGG, Stewart R. HARDY, Cyntia e NORD, Walter R. (Org.) Handbook de estudos organizacionais. Ação e análise organizacionais. v. 3 São Paulo: Atlas, 2004.
RESTREPO, J. Mariluz, ANGULO, Jaime Rubio. Intervenir en la organizacion. Santafé de Bogotá: Significantes de Papel Ediciones, Serie: Comunicacion Organizacional, 1995.
RIEL, Cees. B. M. Principles of corporate communication. Hemel Hempstead, PrenticeHall, 1995.
RÜDIGER, Francisco. Introdução à teoria da comunicação. São Paulo: Edicon, 1998.
TORQUATO, Gaudêncio Tratado de comunicação organizacional e política. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2002.
URIBE, Pablo Antonio Múnera e ZULUAGA, Uriel Hernando Sánchez. Comunicación empresarial. Una mirada coprorativa. Medellin: Colección Hermes, 2003.
WOLTON, Dominique. É preciso salvar a comunicação. São Paulo: Paulus, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de Autor
La sumisión de originales para la Revista Famecos implica la transferencia, por los autores, de los derechos de publicación. El copyright de los artículos de esta revista es el autor, junto con los derechos de la revista a la primera publicación. Los autores sólo podrán utilizar los mismos resultados en otras publicaciones indicando claramente a Revista Famecos como el medio de la publicación original.
Creative Commons License
Excepto donde especificado de modo diferente, se aplican a la materia publicada en este periódico los términos de una licencia Creative Commons Atribución 4.0 Internacional, que permite el uso irrestricto, la distribución y la reproducción en cualquier medio siempre y cuando la publicación original sea correctamente citada.