Os equívocos de Peirce

Autores/as

  • Ciro Marcondes Filho Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.25.3295

Palabras clave:

Semiótica de Peirce, interpretante, pesquisa em comunicação

Resumen

Este texto pretende mostrar os equívocos, deficiências e inexatidões da teoria semiótica de C. S. Peirce tão utilizada em pesquisas sobre imagens, textos e expressões em geral no Brasil. O autor problematiza certos conceitos-chave dessa teoria e prega a necessidade de se realizar uma investigação rigorosa de seus escritos. Para isso, ele se propõe a dar início a essa tarefa discutindo o conceito de "interpretante".

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Biografía del autor/a

Ciro Marcondes Filho, Universidade de São Paulo

Pesquisador de conceito 1A do CNPq, Ciro Marcondes Filho é o criador da Nova Teoria da Comunicação, que dá bases para a constituição do Campo da Comunicação nas ciências humanas a partir do amadurecimento e da operacionalização do conceito de comunicação, assim como de um modo específico de sua investigação, o metáporo. Bacharel em Ciências Sociais e Jornalismo (USP/SP), doutor pela Universidade de Frankfurt, pós-doutor pela Universidade de Grenoble (França), titular da Cátedra UNESCO José Reis de Divulgação Científica, é professor titular da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo desde 1987. 

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Publicado

2008-04-13

Cómo citar

Filho, C. M. (2008). Os equívocos de Peirce. Revista FAMECOS, 11(25), 153–167. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2004.25.3295

Número

Sección

Crítica