O ataque ao World Trade Center na ótica de Guy Debord e a guerra contra o Iraque como a atualização do espetáculo

Autores/as

  • Maria José L. Barreras Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.20.3203

Palabras clave:

Sociedade do Espetáculo, Fetichismo da mercadoria, Alienação

Resumen

Este artigo propõe-se a incursionar por alguns dos caminhos teóricos percorridos por Guy Debord, que o levaram a constituir a categoria sociedade do espetáculo. O tratamento dado pela mídia à explosão do WTC, a possível guerra contra o Iraque e a passividade do consumidor de imagens permitem sua aplicação.

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Biografía del autor/a

Maria José L. Barreras, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Professora do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Citas

DEBORD, Guy. A sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ENTREVISTA com a médica psiquiatra Lourdes Maraschin Haggsträm. Zero Hora, Porto Alegre, 29 set. 2001.

JAPPE, Anselm. Guy Debord. Petrópolis: Vozes, 1999.

LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe: estudos de dialética marxista. Rio de Janeiro: Elfos; Porto Portugal: Publicações Escorpião, 1989.

ZERO HORA. Porto Alegre, p. 1, 7 mar. 2003.

Publicado

2008-04-11

Cómo citar

Barreras, M. J. L. (2008). O ataque ao World Trade Center na ótica de Guy Debord e a guerra contra o Iraque como a atualização do espetáculo. Revista FAMECOS, 10(20), 57–64. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2003.20.3203

Número

Sección

Dosier Francia