Interação social e novas mídias: elementos para uma análise de interação mediada

Autores

  • Hermílio Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.18.3172

Palavras-chave:

Interação social, novas mídias, interacionismo simbólico

Resumo

Diante do uso crescente de novas mídias, em especial da internet, estamos confrontados com algumas questões que merecem uma atenção mais acurada: de que forma as novas mídias são encaradas como parte da interação humana? Quais as conseqüências de interfaces interativas para a interação social? Este artigo faz uma reflexão teórica preliminar em torno dessas questões, investigando a hipótese de as novas mídias fornecerem novos elementos para a interação social. A abordagem do interacionismo simbólico, embora se limitando à análise da interação face a face, servirá como ponto de partida para essa discussão.

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Biografia do Autor

Hermílio Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutor pela Freie Universität Berlin (Alemanha) e professor Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontíficia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

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Publicado

2008-04-10

Como Citar

Santos, H. (2008). Interação social e novas mídias: elementos para uma análise de interação mediada. Revista FAMECOS, 9(18), 99–105. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.18.3172

Edição

Seção

Mídia