Agenda-setting e framing: reafirmando os efeitos limitados

Autores/as

  • Leandro Colling Faculdade Dois de Julho

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.17.3154

Palabras clave:

Agendamento, Meios de comunicação, Poder

Resumen

Este artigo retoma a discussão a respeito dos estudos relativos ao agendamento que contestam a teoria dos efeitos limitados dos meios de comunicação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leandro Colling, Faculdade Dois de Julho

Professor de jornalismo da Faculdade Dois de Julho

Citas

BARROS FILHO, Clóvis. Ética na comunicação: da informação ao receptor. São Paulo: Moderna, 1995.

BENNETT, W. L. News: the politics of illusion. Nova York: Longman, 1988.

BREGMAN, Dorine. La función de agenda: una problemática en transformación. In: FERRY, Jean-Marc et al. El nuevo espacio público. Barcelona: Gedisa, 1998.

BROSIUS, H.B.; KEPPLINGER, H. M. The agenda-setting function of television news: Static and dynamic views. Communication Research, 17, p. 183-211, 1990.

DAYAN, Daniel. Acerca de la teoria de los efectos limitados. In: FERRY, Jean-Marc et al. El nuevo espacio público. Barcelona: Gedisa, 1998.

FLEUR, Melvin L. de. Teorias de comunicação de massa. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1971.

ENTMAN, Robert M. Framing: toward clarification of a fractured paradigm. Journal of Communication, Oxford University, p. 1-8, 1993.

ENTMAN, Robert M. Framing U. S. Coverage of International News: Contrasts in Narratives of the KAL and Iran Air Incidents. Journal of Communication, Oxford University, 1991c.

ENTMAN, Robert M. Democracy without citizens – media and the decay or american politics. New York: Oxford University Press, 1989.

GAMSON, William A.; MODIGLIANI, Andre. Media discourse and public opinion on nuclear power: a cons-tructionist approach. American Journal of Sociology, University of Chicago, 1989.

GITLIN, Todd. The whole word is watching: mass media and the making and unmaking of the New Left. Berkeley, CA: University of California Press, 1980.

GOFFMANN, Erving. Frame analysis. Nova York: Harper y Row, 1974.

GUREVITCH, M; BLUMLER, J.G. Political communication systems and democratic values. In: LICHTENBERG, J (org.) Democracy and the mass media. Cambridge: Cambridge University Press, 1990. p. 269-289.

HACKETT, Robert A. Declínio de um paradigma? A parcialidade e a objectividade nos estudos dos media noticiosos. In: TRAQUINA, Nelson. Jornalismo, Questões, Teorias e “Estórias”. Lisboa: Vega, 1993.

HALLIN, Daniel C.; MANCINI, Paolo. Falando do presidente: a estrutura política e a forma representacional nas notícias televisivas dos Estados Unidos e da Itália. In: TRAQUINA, Nelson. Jornalismo, Questões, Teorias e “Estórias”. Lisboa: Vega, 1993.

HALL, Stuart et al. A produção social das notícias: o mugging nos media. In: TRAQUINA, Nelson. Jornalismo, Questões, Teorias e “Estórias”. Lisboa: Vega, 1993.

HERMAN, Edward S. A diversidade de notícias: ʻmarginalizandoʼ a oposição. In: TRAQUINA, Nelson. Jornalismo, Questões, Teorias e “Estórias”. Lisboa: Vega, 1993.

HOHLFELDT, Antonio. Os estudos sobre a hipótese do agendamento. Revista Famecos, Porto Alegre, PUCRS, n. 7, 1997.

KATZ, Elihu. La investigación en la comunicación desde Lazarsfeld. In: FERRY, Jean-Marc et al. El nuevo espacio público. Barcelona: Gedisa, 1998.

LASSWELL, Harold . A estrutura e a função da comunicação na sociedade. In: COHN, Gabriel (org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Nacional, 1971. p. 105-117.

LAZARSFELD, Paul; MERTON, Robert. Comunicação de massa, gosto popular e ação social organizada. In: COHN, Gabriel (org.). Comunicação e indústria cultural. São Paulo: Nacional, 1971. p. 230-253.

LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989

MATTELART, Armand e Michèle. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.

McCOMBS, Maxwell. Influencia de las noticias sobre nuestras imágenes del mundo. In: BRYANT, Jennings; ZILLMANN, Dolf. Los efectos de los medios de comunicación. Investigaciones y teorias. Barcelona: Paidós, 1996.

McCOMBS, Maxwell E. The evolution of agenda-setting research: twenty-five years in the marketplace of ideas. Journal of Communication, v. 43, n. 2, Spring, 1993.

McCOMBS, Maxwell E.; SHAW, Donald L. The agendasetting

function of mass media. Public Opinion Quarterly, v. 36, n. 2, Summer, p. 176-187, 1972.

McLEOD, Jack M.; KOSICKI, Gerald M.; McLEOD, Douglas M. Expansión de los efectos de comunicación política. In: BRYANT, Jennings; ZILLMANN, Dolf. Los efectos de los medios de comunicación. Investigaciones e teorías. Barcelona: Paidós, 1996.

NOELLE-NEUMANN, Elisabeth. La espiral del silencio. Opinión pública: nuestra piel social. Barcelona: Paidós, 1995.

ROGERS, Everett M. The anatomy of agenda-setting research. Journal of Communication, v. 43, n. 2, 1993.

BLANCO, Víctor Sampedro. Efectos de los medios de comunicación sobre la opinión pública. Los paradigmas sobre el poder del público. [s/d].

BLANCO, Victor Sampedro. Movimientos sociales: debates sin mordaza. Desobediencia civil servicio militar (1970-1996). Madrid: Centro de Estudios Constitucionales, 1997.

SHAW, Donald L.; McCOMBS, Maxwell E. The emergence of american political issues: The agenda-setting function of the press. Saint Paul, Minnesotta, West Publishing Co., s/d.

TRAQUINA, Nelson. O paradigma do agenda-setting: Redescoberta do poder do jornalismo. Revista Comunicação e Linguagens, Lisboa, n. 21 e 22, Cosmos, 1995.

WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Presença, 1986.

Publicado

2008-04-10

Cómo citar

Colling, L. (2008). Agenda-setting e framing: reafirmando os efeitos limitados. Revista FAMECOS, 9(17), 88–101. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2002.17.3154

Número

Sección

Teorías