Publicidade ou propaganda? É isso aí!

Autores/as

  • Neusa Demartini Gomes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.16.3142

Palabras clave:

Comunicação, publicidade e propaganda, marketing

Resumen

Publicidade e Propaganda não são sinônimos, como querem os publicitários brasileiros. Sendo o Brasil o único país do mundo a não fazer diferenças conceituais, é necessário que, academicamente, os professores comecem a perceber que estamos diante de duas técnicas, cujas diferenças acentuamse na medida em que se aprofundam os estudos, não apenas semânticos, mas históricos e técnicos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Neusa Demartini Gomes, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Citas

ALBERONI, F. Pubblicità e società dei consumi. In: AAVV: Pubblicità e televisione. Roma: Ed. de la Radiotelevisión italia na (ERI), 1968.

ALEXANDER, R.S, et alli. Marketing Defi nitions: a glossary of marketing terms. Chicago: American Marketing Association, 1960.

ALVAREZ, J.T. Del viejo orden informativo. Introducción a la História de la Comunicación, la Información y la Propaganda. Madrid: [s.n.], 1988.

BADARUC, J. La dennotation dans les annonces publicitaires. Paris: Communications et langajes, 1972.

BERASARTE, R.F. e CARDONA. D. Lingüística de la publicidad. El idioma español y la publicidad. Palma de Mallorca: Papeles de Som Armadans, 1972.

BLOCK DE BEHAR, L. El lenguaje de la publicidad. Buenos Aires: Siglo XXI, 1976.

BLUM, Y. e BRISSON, J. Implicación et publicité. Paris: Langue Française, 1968.

BURGELIN, O. Le contenu des communications de masse. Paris: Cahiers de la publicite, 1965.

_____. Sémiologie et publicité. Paris: Cahiers de la publicite, 1965.

BYA, J. La publicité ou le discours detourné de la marchandise. Paris: : Littératures, 1973.

CADET, A. e CATHELAT, B. La Publicité. De lʼinstrument économique a la institución sociale. Paris: Payot, 1968.

CASTAGNOTTO, U. Pubblicità e operatività semántica. Roma: Sipra Due, 1967.

_____. Lʼuso della metafora nella pubblicità commerciale. In: Archivio Glottologico Italiano. [s.l.]: [s.n.], 1968.

_____. Semántica della pubblicità. Roma: Silva, 1970.

CAZENEUVE, J. Le pouvoir et la télévision. Paris: Gallimard, 1970.

CEREDA, B. La pubblicità e ricerca semiótica. Roma: Sipra, 1973.

_____. La pubblicità come pratica e come discorso. Roma: Sipra, 1975.

COX, F.D. (org.). Handbook of Modern Marketing. New York: McGraw-Hill, 1970.

DOMENACH, J.M. La propagande politique. Paris: P.U.F., 1972.

DISPARTI, A. Linguaggio pubblicitario. Analisi linguistica di um corpus pubblicitario di cigarette americane. In: Quaderni del circolo semiologico siciliano. [s.l.]: [s.n.], 1975.

DORFLES, G. Pubblicità e communicazione. Roma: Criteri, 1959.

_____. Morfologia e semantica de la pubblicità televisiva. In: AAVV: Pubblicità e televisione. Roma: Ediciones de la RAI (ERI), 1968.

DURAND, J. Rhétorique et publicité. In: Bulletin de Recherches-Publicis. [s.ls]: [s.n.], 1968.

_____. Rhétorique dans lʼimage publicitaire: les figures adjontives. In: Bulletin de Recherches Publicis. [s.l.]: [s.n.], 1969.

DURANDIN, G. Les mensonges en propagande et en publicité. Paris: [s.n], 1982.

ECO, U. Apocalittici e integratti. Milão: Bompiani, 1965.

______ Il messagio persuasivo. Note per una retorica dela publicitá. In: Annali. Scuola Superiore della Comunicazioni Social, n. 3. [s.ls]: [s.n.], 1967.

ELGOZY,G. Les paradoxes de la publicité. Paris: Denöel, 1969.

ELLUL, J. Propagande. Paris: [s.n.], 1962.

ENEL, F. Lʼaffi che: fontions, langaje, rhétorique. Paris: Mame, 1971.

FISK, G. The functions of marketing research. In: Handbook or Marketing Research, Robert Ferber. New York: McGraw-Hill, 1974.

GALLIOT, M. Essais sur la langue de la reclame contemporaine. Paris: Pricat, 1955.

HEPNER, H.W. Modern Advertising. New York: McGraw-Hill, 1970.

JACQUARD, R. La guerre du mensonge. Paris: [s.n], 1986.

JOANNIS, H. De lʼetude de la motivation a la création publicitaire et a la promotion des ventes. Paris: Dunod, 1965.

_____. Les processus de création publicitaire: strategie, conception et réalization des méssages. Paris: Dunod, 1978.

JOWETT, G.S. e OʼDONNELL, V. Propaganda and persuasion. Londres: [s.n.], 1986

LAGNEAU, G. Le fair valoir - Introduction a la sociologie des phénomenes publicitaires. Paris: Salvi, 1969.

LAMPREIA, J. M. A publicidade moderna. Lisboa: Presença, 1989.

_____. Técnicas de comunicação – Publicidade, propaganda, relações públicas. Portugal: Publicações Europa-América, [19-?].

LASSWELL, H.D.; LERNER, D. e SPEIER, H. Propaganda and Communications in World History (três volumes). Honolulu: [s.n], 1980.

LEECH, G. English in advertising. Londres: Longman, 1966.

LINDEKENS, R. Sémiotique du discours publicitaire. Urbino. C.I.S.L. n. 45. [s.l.]: [s.n.], 1975.

LEDUC, R. Comment lancer un produit nouveau. Paris: Dunod, 1967.

LO DUCA. Lʼaffi che. Paris: P.U.F, 1969.

MAGARIÑOS DE MORENTIN, J.A. El mensaje publicitário. Buenos Aires: Hachette, 1984.

MARTIN ARMERO, E. La gestión publicitaria. Madrid: Pirámide, 1980.

MATTTELARD, A. La Publicitè. Paris, 1992.

MELNIK, L. Juicio a la publicidad. Buenos Aires: Schapire, [19-?].

MOLES, A. Lʼaffi che dans la societé urbane. Paris: Dunod, 1973.

PENINOU, G. La publicité: regard et parole sur lʼobjet. In Bulletin des Recherches Publicis, n. 6. [s.l]: [s.n.], 1969.

_____. Intelligence de la publicité. Etude sémiotique. Paris: R. Laffont, 1972.

REEVES, R. Le realisme en publicité. Paris: Dunod, 1963.

REVUE COMMUNICATIONS. Ecole de Hautes Etudes en Sciences Sociales. Editions du Seuil, 27 rue Jacob, Paris 6e.: n. 15: Lʼanalyse des images, 1970. n.16: Recherches rhétoriques, 1970. n. 17: Les mythes de la publicité, 1971. n. 33: Appendre des médias, 1981.

RING, J. Advertise on trial. Londres: Pitman Publishing, 1993.

ROIZ CELIX, M. Técnicas modernas de persuasão. Madrid: Eudema Universidad, 1994.

SÁNCHEZ GUZMÁN, J.R. Actividad publicitaria de la empresa. Madrid: I.N.P, 1975.

______. Breve historia de la publicidad. Madrid: Pirámide, 1976.

______. Introducción a la teoria de la publicidad. Madrid: Tecnos, 1979.

______. Teoria general del sistema publicitario. Madrid: Forja.S.A, 1981.

STANTON, W.J. Marketing Foundations. New York: McGrawHill, 1970.

TOSCANI, O. La Pub est une charogne qui nous sourit. Paris: Ed. Hoëbeke, 1995.

Publicado

2008-04-10

Cómo citar

Demartini Gomes, N. (2008). Publicidade ou propaganda? É isso aí!. Revista FAMECOS, 8(16), 111–121. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2001.16.3142

Número

Sección

P & P