Design gráfico & pós-modernidade

Autores/as

  • Flávio V. Cauduro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3088

Palabras clave:

Comunicação, Design Gráfico, Pós-Modernismo

Resumen

Neste artigo é feita uma breve recapitulação das origens e desdobramentos da estética modernista nas artes visuais e no design para ser esboçado após um pequeno histórico do design pós-moderno. Observa-se então que um estilo muito utilizado no design atual lembra a estética visual do palimpsesto, pela sobreposição deliberada de várias camadas semi-transparentes de elementos visuais. A intenção dos designers parece ser a de querer pluralizar cada vez mais a leitura de suas peças, propondo a significação como um jogo de ilimitadas possibilidades de realização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Flávio V. Cauduro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Citas

CAUDURO, F V Semiotics and Design: For an intertextualized dialogical praxis’, PhD thesis, Department of Typography & Graphic Communication, University of Reading, 1990

______, F V Desconstrução e Tipografia digital’, in Revista Arcos, vol.1, nº1, Rio de Janeiro: ESDI, 23-31, 1998

DERRIDA, J Of Grammatology, traduzido por Gayatri Spivak, Baltimore, Maryland: The John Hopkins University Press, 1967

______, J Writing and Difference, traduzido por Alan Bass, London: Routledge & Kegan Paul, 1967

______, J Margins of Philosophy, traduzido por Alan Bass, Chicago: Chicago University Press, 1972

FREUD, S On Metapsychology: The Theory of Psychoanalysis. Beyond the Pleasure Principle, the Ego and the Id, and other works, The Pelican Freud Library, Vol 11, trad. do alemão sob a supervisão de James Strachey, volume compilado e editado por Angela Richards, London: Penguin Books, 1925

HARLAND, R Superstructuralism, New Accents, ed.THawkes, London: Methuen, 1987

HARVEY, D Condição pós-moderna, 7a. edição, trad. de Adail U. Sobral & Maria S. Gonçalves, São Paulo: Edições Loyola, 1989

JENKS, C What is Post-Modernism?, 2a. ed., New York: St.Martin’s Press, 1987

KEEP, C & MCLAUUGHLIN, T “The Mystic Writing Pad”, in The Electronic Labyrinth, Disponível em: http://jefferson.village.virginia.edu/elab/hfl0257.html, 1995

______, C & MCLAUUGHLIN, T “Palimpsest”, in The Electronic Labyrinth, http://jefferson.village.virginia.edu/elab/hfl0243.html, 1995

LEVICK, M & Young, S The Big Picture: Murals of Los Angeles, London: Thames and Hudson, 1998

LIPPARD, L R Pop Art (with contributions by Lawrence Alloway, Nancy Marmer and Nicolas Cals), New York: Frederick A. Praeger, 1966

LOVEJOY, M Postmodern currents: art and artists in the age of electronic media, 2nd edition, Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall, 1997

LUPTON, Ellen, & MILLER, J. Abbott Design Writing Research: Writing on Graphic Design, New York: Princeton Architectural Press, 1996

MARTINS, Wilson A palavra escrita: História do livro, da imprensa e da biblioteca. Com um capítulo referente à propriedade literária, 2a. edição, Vol. 49, São Paulo: Editora Ática, 1996

MEGGS, Philip B. A History of Graphic Design, 2a. ed., New York: Van Nostrand Reinhold, 1992

MORAIS, Frederico Arte Moderna, Arte Pós-moderna, cartaz,4a. ed., Rio de Janeiro, 1977

QUINION, M B “Palimpsest”, in Weird Words, http://quinion.com/words/weirdwords/ww-pal1.htm, 1998

Publicado

2008-04-10

Cómo citar

Cauduro, F. V. (2008). Design gráfico & pós-modernidade. Revista FAMECOS, 7(13), 127–139. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2000.13.3088

Número

Sección

Imagen