A Amway e o capitalismo carismático: um modelo totalitário?

Autores/as

  • Denise Martins Bittencourt Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.11.3055

Palabras clave:

Comunicação, Capitalismo, Amway

Resumen

O  objetivo  deste  artigo é analisar alguns aspectos de uma empresa de origem norte-americana denominada AMWAY CORPORATION  que  está  presente  em  dezenas  de  países  do mundo,  inclusive  no  Brasil. A especificidade da  empresa reside no fato de constituir-se numa das mais importantes organizações de  Network Marketing do mundo, sendo, inclusive, considerada uma das pioneiras  no  ramo. Este artigo aborda, sobretudo,  as  formas  de  recrutamento  e  as  estratégias  utilizadas  pela  empresa  para  manter  as  pessoas  motivadas no negócio.  Argumenta-se no  texto  que  a  Amway  constitui-se numa  empresa  capitalista  não  convencional,  ou  seja, carismática,  cuja  estrutura  e  formas  de  mobilização  dos  seus membros  participantes  permitem  aproximá-la  das  organizações    partidárias  ou  religiosas  de  tipo  totalitário.

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Biografía del autor/a

Denise Martins Bittencourt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em ciência política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Citas

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Publicado

2008-04-10

Cómo citar

Martins Bittencourt, D. (2008). A Amway e o capitalismo carismático: um modelo totalitário?. Revista FAMECOS, 6(11), 92–107. https://doi.org/10.15448/1980-3729.1999.11.3055

Número

Sección

Globalización